"DO PASSO AO ABRAÇO". Um programa de literacia em saúde e de atividade física para a longevidade das pessoas idosas com cancro

Data Evento

31 de Julho, 2024    
Todo o dia

“DO PASSO AO ABRAÇO”. Um programa de literacia em saúde e de atividade física para a longevidade das pessoas idosas com cancro

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) é parceira e coordenadora do projeto “Do Passo ao Abraço – um Programa de Política Pública para a Atividade Física, Literacia em Saúde e Conexão Social para a longevidade saudável de pessoas idosas com cancro.

O mentor deste projeto foi o Médico Oncologista Dr. Vasco Fonseca.

Fazem parte do Programa a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde a Junta de Freguesia da Ajuda, o Hospital S. Francisco Xavier, a Escola Nacional de Saúde Pública, as Unidades de Saúde da Ajuda, a SIOG, a Direção Geral da Saúde, Associação Unidas para Vencer, a MOG — Movimento Cancro do Ovário e outros cancros Ginecológicos, a Hope Care e outros.

Este é um programa integrado entre social, saúde, educação, cultura para o desenvolvimento da atividade física da pessoa idosa, acima dos 65 anos, com cancro ou que já teve cancro.

O programa teve início a 4 de janeiro de 2024, e retende revolucionar a forma como as pessoas idosas com cancro percebem a importância da atividade física e a monitorização da sua saúde.

Dia 21 de maio de 2024 é assinado um Protocolo com o Plano Nacional de Envelhecimento Ativo e Saudável com vista ao desenvolvimento de estratégias e intervenções de inovação social, integração da saúde e do social de forma harmoniosa, com forte sustentabilidade na atividade física para fundamentar e fortalecer as políticas públicas na área da literacia em saúde, promoção da saúde, prevenção da doença e mudança comportamental da pessoa idosa com cancro e com doença crónica.

Integrada no âmbito de uma política pública de intervenção comunitária, este programa pretende alcançar uma maior equidade para grupos de pessoas em situação de fragilidade, de doença crónica, e, em especial as pessoas mais velhas com doença oncológica, através da ciência comportamental, literacia em saúde, promoção da saúde e prevenção da doença nas dimensões biopsicossociais.

A possibilidade de acompanhamento da pessoa mais velha com doença através de telemonitorização diária, permite uma capacidade de maior controlo e melhor adequação de investimento na sua saúde.

Conheça aqui os objetivos deste programa.


“Do Passo ao Abraço” no FestivalCorpo.LX2024

Nos dias 20 e 21 de julho, os jardins da Igreja da Memória, na Ajuda, vão encher-se de arte e movimento! Alguns membros do projeto “Do Passo ao Abraço” vão participar.

O que podes esperar?

  • Espetáculos de dança incríveis
  • Workshops para todos os níveis
  • Exposição de arte “O Corpo”
  • Danças de todos os estilos
  • Artistas nacionais e internacionais
  • Atividades para toda a família

Entrada gratuita na exposição!


Seis meses de “Do Passo ao Abraço (4 de julho)


Três Vídeos por Linha

Três Vídeos por Linha

HÁ NO ABRAÇO UMA PODEROSA DOSE DE CURA.

PELO MENOS EMOCIONAL, PSICOLÓGICA, com efeitos na autopercecao de bem estar subjetivo.

O PROGRAMA DO PASSO AO ABRAÇO, coordenado pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, através da professora Cristina Vaz de Almeida e o Médico Oncologista Vasco Fonseca (também o seu mentor), tem mostrado como a atividade física combinada com conexão social, música, desenvolvimento de competências, consegue melhorar substancialmente a qualidade de vida de pessoas idosas com cancro.

Parabéns à grande professora Maria João Correia, que se tornou a “alma” do projeto pelo seu perfil humanista e competências.

Ontem, ao final da tarde, ainda tivemos a possibilidade de ouvir o importante testemunho de Isabel Pinto da Costa que, apesar do processo oncológico que teve, continuou a correr meias maratonas (equilibrando os momentos de pausa na quimioterapia, naturalmente).

Abraços foram muitos neste programa que faz 6 meses e integra o plano nacional de envelhecimento ativo e saudável com Nuno Marques. Vamos estender este programa a todos o país.

Parabéns à Junta de Freguesia da Ajuda, Dra. Cristina Abreu, que de imediato acolheu o projeto, e a Hope Care, SA, incansável na monitorização diária destas pessoas, e a professora Zacharoula Sidiropoulou que na retaguarda apoia, orienta e participa ativamente. OBRIGADA!

Prof. Cristina Vaz de Almeida

 

“Do Passo ao Abraço integra plano nacional de envelhecimento ativo e saudável — 21 de maio


 


CONVITE. PROJETO “DO PASSO AO ABRAÇO” INTEGRA PLANO NACIONAL DE AÇÃO DE ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

O conjunto de parceiros do projeto “DO PASSO AO ABRAÇO” e o coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, Dr. Nuno Marques, vêm convidar todos os interessados para o evento que marca a integração do projeto no Programa Nacional de Envelhecimento Saudável em Portugal.

O programa decorrerá no Auditório do Edifício Escolar na Nova Medical School, anexo ao Hospital S. Francisco Xavier, Lisboa, no dia 21 de maio de 2024, das 16:00 às 17:30. A receção dos convidados será feita no piso -3 do Edifício 2 deste hospital (HSFX).

PROGRAMA (em PDF aqui)

Um programa de literacia em saúde de atividade física para pessoas idosas com cancro

15.45 — Receção dos convidados

16.00 — Abertura com os Parceiros e Coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, Dr. Nuno Marques

16.15 — Sessão em palco com algumas atividades físicas das pessoas idosas com a Prof. Maria João Correia

16.30 — A importância da integração de estratégias integradas de saúde. A atividade física para pessoas com doença . Nuno Marques, Coordenador do Plano Nacional do Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal

16.40 — A descrição “Do Passo ao Abraço” e as linhas estratégicas da literacia em saúde na actividade física das pessoas idosas com cancro. Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS e coordenadora do projeto

16.45 — O protocolo de atividade física. Marlene Silva, Diretora Programa Nacional de Atividade Física, DGS

16.50 — A telemonitorização e os dados e resultados do projeto. Manuel Pereira Bragança, Diretor da Hope Care

17.00 — A Prescrição Social. Sónia Dias, Diretora da ENSP

17.05 — A pessoa idosa com cancro e a ligação nacional e internacional de boas práticas. Vasco Fonseca, Mentor do projeto e Representante em Portugal da SIOG

17.10 — A importância da envolvência das Associações de doentes. Unidas para Vencer. Maria do Céu Oliveira Martins e MOG, Cláudia Fraga

17.20 —  O papel das comunidades. Jorge Marques, Presidente Junta de Freguesia da Ajuda

17.30 — Assinatura de Protocolo entre o Coordenador Nacional e Cristina Vaz de Almeida e Vasco Fonseca

Confirme a sua presença para splsportugal@gmail.com


9 de maio de 2024


Vídeos


Apresentação do projeto no evento de Prescrição Social

O Dr. Vasco Fonseca representou, a 9 de abril, o projeto “DO PASSO AO ABRAÇO” na Fundação Calouste Gulbenkian, no evento de Prescrição Social organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública.


Sessão de 2 de abril de 2024

No dia 2 de abril de 2024, sob uma chuva intensa, decorreu nas instalações do Multiusos da freguesia da Ajuda o projeto “Do Passo ao Abraço”, com a Dra. Maria João Correia. Direcionadas pela prescrição social dos médicos oncologistas do hospital S. Francisco Xavier e das unidades de saúde de proximidade da Ajuda, cerca de 50 pessoas idosas com cancro participaram num programa de atividade física protocolado por fisiologistas da Direção-Geral da Saúde, coordenados pela Prof. Marlene Silva.

 


Presidente da SPLS e Conselheiro para a Oncologia participam no Social Prescribing Day

A Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, e o Conselheiro da SPLS para a Oncologia, Dr. Vasco Fonseca, participaram no evento Social Prescribing Day.

Este evento aconteceu de forma online e foi organizado pela Global Social Prescribing Alliance. Segue o programa completo:

1) Setting the scene — Gareth Presch, CEO, GSPA 1pm – 1.05pm
2) James Sanderson, Chair, Global Social Prescribing Alliance 1.05pm – 1.10pm
3) Christopher Bailey Arts and Health Lead at the World Health Organization 1.10 – 1.15pm
4) Cristina Vaz de Almeida, President of the Portuguese Society for Health Literac 1.20pm – 1.25pm
5) Saeeda Ahmed, Board Member, Global Social Prescribing Alliance 1.30pm – 1.35pm
6) Dr Nasibu Mwande, Board Member, Global Social Prescribing Alliance1.40pm – 1.45pm
7) Vasco da Fonseca, Medical Oncologist, SIOG Portuguese National Representativ 1.45 – 1.50pm

 


Sessão de 7 de março de 2024

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) promoveu 7 de março, mais uma edição do Projeto ATIVAR. A iniciativa aconteceu no Pavilhão Multiusos da Ajuda, em Lisboa, e pretendeu promover o uso seguro do medicamento e vacinação junto das pessoas idosas.

Esta edição contou com a coordenação da Dra. Patrícia Cavaco, Presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, da Enf. Ana Veiga e da Dra. Vânia Lima.

 


Sessão de 15 de fevereiro de 2024


De facto, fiquei surpreendida, é intenso… Parabéns à prof! Puxa para as pessoas numa maneira única e extremamente humana! Com humor e carinho! Como os participantes estão “soltos” e felizes!

Enfermeira Maria do Céu Oliveira, presidente da UNIDAS.


Assinatura do protocolo que integra a MOG, a 30 de janeiro de 2024

No passado dia 30 de janeiro de 2024, foi firmada a adenda ao protocolo “DO PASSO AO ABRAÇO”, que integrará a MOG no projeto-piloto. A assinatura ocorreu no pavilhão multiusos, pelas 16h, onde esteve também presente o Conselho Clínico liderado pelo Dr. Rafic Nordin.

A assinatura da adenda foi feita pela presidente da MOG, Dra. Cláudia Fraga, pela Presidente da SPLS, Prof. Doutora Cristina Vaz de Almeida, pelo Dr. Vasco Fonseca e pela Dra. Cristina Abreu.

Cláudia Fraga, presidente da MOG

Testemunhos dos participantes

Seu Título Aqui

Joaquina Ferreira

Alzira

Antonino Furtado

Esmeralda Marques

Fernanda Silva


Lançamento do projeto a 4 de janeiro de 2024

No passado dia 4 de janeiro de 2024, teve início o programa “Do Passo ao Abraço”, um evento que promete revolucionar a forma como os idosos com cancro encaram a atividade física e a monitorização da sua saúde. O programa visa promover a longevidade ativa e o tratamento integrado para idosos sobreviventes de cancro.

O evento, que teve lugar nas instalações na Rua Alfredo Silva, nº 12B, na Ajuda, Lisboa, contou com a presença de especialistas em Fisiologia e profissionais conceituados, que apresentaram as várias maneiras mais seguras e eficazes de fazer atividade física, combinada com convívio, para todas as pessoas com mais de 65 anos que passaram ou estão a passar por processo oncológico.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe os benefícios do programa “Do Passo ao Abraço”, que inclui exercícios principais que produzem bons resultados na saúde e bem-estar, monitorização personalizada da saúde em casa, professores de atividade física especializados, um grupo de profissionais disponíveis para acompanhamento, atividades de convívio e interação e o rigor da ciência ao serviço da longevidade ativa.

De acordo com a literatura científica, há evidências do aumento da qualidade de vida e do bem estar da atividade física em pessoas idosas com cancro. Um programa adequado e monitorizado por fisiologistas especializados (DGS) está a ser aplicado para fortalecer os músculos, aliviar a dor nas costas, aumentar o equilíbrio e promover a maior flexibilização cidade e independência dos participantes. “É uma das melhores maneiras de garantir que se mantenham ativos com bem estar e independentes à medida que a idade avança”, afirma Bruno Rodrigues, fisiologista que elaborou o protocolo com a sua equipa da DGS liderada pela Prof. Marlene Silva.

Também o médico Vasco Fonseca, grande mentor deste projeto, realça o grande benefício destes projetos para a estruturação de melhores políticas públicas neste campo da melhoria da qualidade de vida e bem estar das pessoas mais velhas com cancro.

Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS, realça o enquadramento deste projeto “Do Passo ao Abraço” na Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro, que acabou de ser lançada nestes dias de janeiro de 2024 e da qual a SPLS deu amplo parecer.

O projeto envolve as seguintes entidades parceiras: Junta de Freguesia da Ajuda, Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Hospital S. Francisco Xavier (CHLO), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Unidade de Saúde Familiar da Ajuda, ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, Unidas para Vencer, Consultores da DGS e a HopeCare.


 

Apresentação do projeto no RITMO pelo médico oncologista Vasco Fonseca

Assinatura do protocolo de cooperação

O dia 16 de novembro 2023 marcou o lançamento do projeto inovador “Do Passo ao Abraço – Longevidade ativa e tratamento integrado”, um programa de atividade física destinado especificamente a pessoas idosas sobreviventes de cancro, numa cerimónia na Oficina das Artes, na Junta de Freguesia da Ajuda.

O projeto envolve as seguintes entidades parceiras: Junta de Freguesia da Ajuda, Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Hospital S. Francisco Xavier (CHLO), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Unidade de Saúde Familar da Ajuda, ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, Unidas para vencer, Consultores da DGS e a HopeCare.

Projeto Do Passo ao Abraço: Longevidade Ativa e Tratamento Integrado visa promover a longevidade ativa e o tratamento integrado para idosos sobreviventes de cancro, nas comunidades e tem, entre outras, as seguintes vantagens: 

  1. Tem o seu foco na melhoria da qualidade de vida, bem-estar e no combate ao isolamento social, através da actividade física e da conexão social, reforçando as intervenções comunitárias vocacionadas para a pessoa idosa com doença crónica.
  2. Permite que um conjunto vasto de parceiros ligados à ciência (sociedades cientificas), à saúde (Hospitais e Unidades de saúde), às empresas de tecnologia para a saúde (Telemonitorização), a academia (Escolas) se interliguem numa maior translação de competências (conhecimento e capacidades).
  3. É dinâmico e pode crescer em parceiros e para outras áreas da doença crónica, embora este projeto-piloto seja focalizado especificamente na pessoa idosa com cancro;
  4. Visa atingir uma dimensão nacional, após o projeto piloto e a estruturação de uma futura política pública para a prescrição social.
  5. Estimula a responsabilidade social das organizações num olhar mais atento e interventivo sobre a pessoa idosa com cancro e com doença crónica.
  6. Integra-se no atual Plano Nacional de Literacia em saúde e Ciências Comportamentais 2023-2030 (do qual a Presidente da SPLS e a ENSP  contribuíram para a Estratégia – pág. 8 do PNLSCC)

Este projeto — DO PASSO AO ABRAÇO : LONGEVIDADE ATIVA E TRATAMENTO INTEGRADO — proporcionará  um conjunto de intervenções associadas à atividade física  específica para pessoas com cancro ou sobreviventes de cancro (exercíciosfísicos adaptados e baseados na evidência científica) dirigidos à idade geriátrica (mais de 65 anos), reforçando ainda as intervenções relacionadas com a polifarmácia e a promoção da literacia emsaúde (melhor acesso, compreensão, avaliação e uso de recursos de saúde).

 

Guia de Atividade Física para Doentes Oncológicos

Carregue na imagem para saber mais.