Projetos europeus em que a SPLS participa

Data Evento

19 de Junho, 2025    
Todo o dia

Projetos europeus em que a SPLS participa

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) tem vindo a afirmar-se como uma entidade ativa e comprometida na promoção da literacia em saúde, não só a nível nacional, mas também no contexto europeu. A participação em projetos internacionais representa uma oportunidade estratégica para partilhar boas práticas, colaborar com instituições de excelência e contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras que promovam o bem-estar das populações.

Nesta página, destacamos os projetos europeus em que a SPLS está envolvida — iniciativas que refletem o nosso compromisso com uma abordagem colaborativa, baseada em evidência científica e centrada nas necessidades das pessoas. Através destes projetos, reforçamos a nossa missão de melhorar a literacia em saúde, combater as desigualdades e capacitar cidadãos, profissionais e organizações para decisões mais informadas e saudáveis.

Projeto EU-CiP – EU Cancer Information Portal

Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) tem o orgulho de anunciar a sua participação no projeto EU-CiP – EU Cancer Information Portal, uma iniciativa financiada pela União Europeia que visa criar um portal europeu de informação fiável sobre o cancro.

Esta proposta de um Portal de Informação do Centro Digital Europeu para doentes com cancro (ECPDC), EU-CIP, responde às necessidades de informação dos doentes com cancro, sobreviventes, familiares e cuidadores. O EU-CIP visa criar um portal de informação sobre o cancro centrado no doente que melhore a literacia em saúde, capacite os doentes e reduza as desigualdades no acesso à informação sobre cuidados oncológicos em toda a Europa. O objetivo principal do EU-CIP é melhorar a qualidade de vida e os cuidados prestados aos doentes oncológicos, melhorando o acesso a conhecimentos gerais e personalizados, fornecendo informações abrangentes sobre a prevenção, deteção precoce, diagnóstico e opções de tratamento do cancro, incluindo riscos, efeitos secundários e efeitos tardios, bem como informações sobre reabilitação e gestão de recidivas e cuidados paliativos.

O EU-CIP dará prioridade aos cancros de alta incidência, aos cancros com mau prognóstico e aos cancros pediátricos. Será criada uma biblioteca comum de conteúdos disponível para todos os Estados-Membros e serão implementados nós da EU-CIP em 10 Estados-Membros. A biblioteca de conteúdos utilizará informações de fontes baseadas em evidências, tais como o Centro de Conhecimento sobre o Cancro e o Serviço Europeu de Informação sobre o Cancro, os portais de informação sobre o cancro existentes e as orientações europeias. Será estabelecido um quadro de governação para a criação de conteúdos escaláveis e processos de revisão apoiados por ferramentas de IA.

Os parceiros do consórcio, incluindo várias organizações de doentes, garantirão que a opinião dos doentes se reflete na revisão dos conteúdos e nos aspetos relacionados com a usabilidade da tecnologia. Os nós centrais e locais da EU-CIP serão construídos de forma modular para permitir a integração com as infraestruturas de saúde eletrónicas existentes. Para se alinhar com o objetivo da Missão da UE contra o Cancro de melhorar vidas através da prevenção, a EU-CIP sensibilizará para a Missão e para o Plano Europeu de Combate ao Cancro. O alinhamento com os planos gerais da Missão será realizado através da colaboração com os projetos financiados pela UE dos concursos 01-01/01-02 relacionados.


Consórcio MAG SUDOE


Participação enquanto membro do Youth Advisory Council


Projeto europeu HYGIEIA

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) tem o prazer de anunciar a sua participação no projeto europeu HYGIEIA, uma iniciativa inovadora com duração de dois anos, focada na promoção da saúde e da prevenção ao longo do ciclo de vida.

O projeto HYGIEIA reúne um consórcio internacional constituído pela Universidade Lusófona (Lisboa), a Universidade de Belgrado (Sérvia) e a Universidade das Ilhas Baleares (Espanha), contando ainda com a colaboração de parceiros provenientes da academia, da indústria, de sociedades médicas e de prestadores de cuidados de saúde.


Projeto Young2Health

É oficial: vai nascer uma nova plataforma digital que visa promover a literacia em saúde entre os jovens, com foco inicial no desenvolvimento de competências em Suporte Básico de Vida (SBV). O projeto Young2Health Literacy, financiado pela Agência Nacional Erasmus+, tem como líder do projeto a ETACADEMY – Executive Training Academy, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), a Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe (ANESC) e Ergastiriako Kentro Amaliadas (EK AMALIADAS), uma organização grega de apoio aos jovens.   

“Em Portugal, os dados do INEM mostram que, quando as equipas de emergência chegam, apenas 3,4% das vítimas em paragem cardiorrespiratória sem SVB mostram sinais de vida”, começa por explicar Filipe Serralva, diretor da ANESC.  


Projeto LiterAGE4ALL

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) é uma das entidades que integram o projeto LiterAGE4ALL, liderado pelo Instituto Politécnico da Guarda. A iniciativa tem como objetivo aumentar as competências digitais de adultos para promover estilos de vida saudáveis em pessoas com mais de 50 anos.

Com o nome LiterAGE4ALL, o projeto terá a duração de dois anos e meio e será cofinanciado em 250 mil euros pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus +.