SPLS e GAT firmam protocolo para combater estigma associado ao VIH/SIDA

Data Evento

5 de Setembro, 2025    
Todo o dia

SPLS e GAT firmam protocolo para combater estigma associado ao VIH/SIDA

No dia 5 de setembro de 2025, a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) assinaram um protocolo de colaboração, marcando um passo decisivo na luta contra o estigma que ainda persiste em torno das pessoas que vivem com VIH/SIDA.

O acordo foi formalizado entre a Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS, e Dr. João Brito, presidente do GAT, com a presença de vários representantes e parceiros.

O momento foi ainda assinalado por um animado debate com a participação de Ricardo Fernandes (diretor-adjunto do GAT), Laetitia (assessora do GAT), Willian Gomes e a enfermeira e influenciadora digital Catarina Esteves Santos, cujo contributo enriqueceu a reflexão sobre os desafios e caminhos a seguir.

“Estamos no bom caminho, no caminho das redes e da união de vontades, para ajudar a construir um mundo melhor”, sublinhou a presidente da SPLS.

Com este protocolo, ambas as organizações reforçam a sua convicção de que, através da literacia em saúde, do ativismo e da colaboração entre setores, é possível reduzir desigualdades, combater estigmas e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH.