SPLS e parceiros: intervenções em escolas
Concurso nacional promove Literacia em Saúde nas Escolas com foco no Coração e Sexualidade Saudável

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) lançou o Concurso Nacional “Literacia faz bem à saúde, Coração saudável e sexualidade saudável”, uma iniciativa pioneira que visa sensibilizar a comunidade educativa para estilos de vida mais saudáveis.
Em parceria com a ANESC, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a Direção-Geral da Educação, o projeto tem como objetivo principal promover o conhecimento em suporte básico de vida e a educação para a sexualidade saudável, com enfoque na prevenção do HIV e da SIDA.
Os alunos são convidados a refletir sobre a importância da saúde cardiovascular e da prevenção em saúde sexual. Como parte do desafio, os participantes desenvolveram vídeos criativos com a duração de dois minutos.
A Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS, destaca que “este concurso é um exemplo de como a literacia em saúde pode começar na escola e estender-se à sociedade, promovendo cidadãos mais informados, autónomos e saudáveis”.
Coordenação
- Prof. Doutora Cristina Vaz de Almeida
- Dra. Sílvia Monteiro, cardiologista, Sociedade Portuguesa de Cardiologia
- Dr. Filipe Serralva, médico, ANESC e suporte básico de vida
Vídeos do Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo – AEJA de Penafiel
Vencedores:
- Gonçalo Ferreira Azevedo e Mafalda Carolina Pinto de Sousa
- Ana Beatriz Azevedo Soares, Nádia do Espírito Santo D’Apresentação, Érica Barroso Luís e Odelmina Rodrigues das Neves
- Filipa Serralva e Iara Grilo
Vídeos do Agrupamento de Escolas de D. Pedro V
Vencedores:
- Beatriz Pinto Marques
- Caio Miguel Oliveira da Silva
- Diva Napoleão João
- Felipe Soares de Souza Pinheiro de Carvalho
- Maria Virgínia Torres Figueira
- Mariana Chin Lee Ferreira Cruz
- Henrique Motica
Escola D. Pedro V reuniu professores, técnicos e alunos para apresentação de estudo sobre saúde mental e entrega dos prémios do concurso da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
A Escola D. Pedro V promoveu uma sessão especial que reuniu professores, técnicos e alunos para a apresentação de um estudo sobre saúde mental e para a entrega dos prémios do concurso organizado pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, subordinado ao tema “Coração e Sexualidade Saudável”.
O evento contou com o incansável apoio da Prof.ª Sheila Paulino e com a colaboração de diversas entidades e profissionais, entre os quais:
- Sociedade Portuguesa de Cardiologia
- Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe, representada pelo Dr. Filipe Serralva
- Enfermeiro Jordão
- Enfermeira Catarina Esteves Santos, na área do VIH
- Dra. Sílvia Monteiro (Penafiel)
- BIAL, através de Ruben Catarino e Eduardo Oliveira Calçada
- MSD, com a participação da Dra. Ana Paula Camacho e da Dra. Laura Paixão
A todos, o nosso profundo agradecimento!
A sessão, intitulada “Educação e Sensibilização para a Saúde Mental”, insere-se num programa de intervenção escolar dirigido a adolescentes e jovens. Este programa baseia-se num estudo coordenado pelo Professor Doutor Amorim Rosa e desenvolvido com a colaboração de uma aluna da Escola D. Pedro V, que lançou as bases do projeto.
Este encontro promoveu a reflexão sobre o papel das escolas na resposta à diversidade dos alunos, incentivando práticas pedagógicas inclusivas que mantenham elevados padrões de ensino para todos. Enfatizou-se a importância de atuar na área da saúde mental juvenil e de reforçar a literacia em saúde mental no contexto escolar.
A sessão de abertura contou com a presença do Dr. João Miguel Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e do Dr. David Sousa, Diretor-Geral da Educação. Contou também com a intervenção da Prof.ª Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
Programa
9:30 Sessão de abertura
Professor Amílcar Santos, Diretor do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
9:45 — Educação e Sensibilização para a Saúde Mental
- Dr. João Miguel Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares
10:00 — Educação e Sensibilização para a Saúde Mental
- Dr. David Sousa, Diretor-Geral de Educação
10:15 — Educação e Sensibilização para a Saúde Mental
- Professora Dra. Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS – Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde
10:30 — Educação e Sensibilização para a Saúde Mental
- Psicóloga Raquel Carvalho
10:45 – 11:00 — Intervalo
11:15 — Autor do Estudo: Professor Dr. Amorim Rosa, PhD Literacia em Saúde Mental
- Sofia Nunes TÉCNICA AUXILIAR DE SAÚDE (Aluna da Escola Secundária D. Pedro V) Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do AEL
11:30 — Espaço “ Estudos Futuros”
- Professor Doutor Amorim Rosa. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde
12:00 — Educação e Sensibilização para a Saúde Mental
- Beatriz Marques, Aluna finalista do Curso Técnico Auxiliar de Saúde
12:15 — Encerramento da Sessão. Educação e Sensibilização para a Saúde Mental
- Dra. Sofia Athayde – Vereadora da Educação da CM de Lisboa
Reveja os melhores momentos
Vídeos do Agrupamento de Escolas de Alvalade
Vencedoras
- Ana Filipe Pereira Figueiredo
- Ana Maria Rodrigues Maia
- Gabriela Do Nascimento Andrade
- Leonor Filipa Gomes Oliveira
- Luísa Manuel Pereira Sobral
- Matilde Ribeiro Duarte
- Nina Kureca Lourenço Santos
- Paula Ryana Silva

Escola básica e secundária Gama Barros, no Cacém — 16 de maio de 2025
No dia 16 de Maio de 2025, a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), apoiou mais um evento de Literacia em Saúde nas escolas.
A secundária Gama Barros, promoveu uma 2 sessões dedicada à Literacia Alimentar de forma a abranger todos os alunos do ensino secundário, organizada pelo agrupamento em parceria com o projeto Tool4MEDLife, “Da tradição à inovação: novos alimentos e ferramentas educativas para um estilo de vida mediterrânico saudável e sustentável”, um projeto internacional que visa promover a Dieta Mediterrânica.
A ação teve como objetivo promover o conhecimento e a consciencialização sobre temas da alimentação relevantes para os adolescentes: impacto do consumo de alimentos ultraprocessados e alimentação sustentável. As intervenções centraram-se no aumento dos conhecimentos sobre cada um dos temas e alertar para impactos da escolhas alimentares na saúde da pessoas e do planeta. As comunicações foram realizadas por 2 nutricionistas gestoras de projetos internacionais sobre a Dieta Mediterrânica, a Dra. Inês Costa, nutricionista e gestora do projeto internacional Tool4MEDLife e a Dra. Beatriz Neto, nutricionista e gestora do projeto internacional MEDDIETMENUS4CAMPUS..
A sessão contou com a moderação da Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde Vânia Costa, nutricionista e professora na Licenciatura em Dietética e Nutrição.
Agrupamento de Escolas Eça de Queiroz, em Lisboa — 14 de maio de 2025
No dia 14 de Maio de 2025, a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), apoiou mais um evento de Literacia em Saúde nas escolas.
O Agrupamento de Escolas Eça de Queiroz, em Lisboa, promoveu uma sessão dedicada à Literacia Alimentar dirigida a estudantes do ensino secundário, organizada pelo agrupamento em parceria com a Licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
A ação teve como objetivo promover o conhecimento e a consciencialização sobre temas da alimentação relevantes para os adolescentes: alimentação sustentável, alimentação e desporto e bebidas energéticas. As intervenções centraram-se no aumento dos conhecimentos sobre cada um dos temas e alertar para os riscos da escolhas alimentares. As comunicações foram realizadas pelas finalistas da licenciatura em Dietética e Nutrição Ana Carolina Almeida e Matilde Rodrigues, também atleta de alta competição e medalhada em kickboxing e muay thai e a nutricionista Inês Costa, gestora do projeto internacional Tool4MEDLife. A sessão contou ainda com um momento de ativação pela prof. Ana Sofia Azevedo, Vice-Diretora do presente agrupamento de Escolas.
A sessão foi muito participada e contou com a moderação da Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde Vânia Costa, nutricionista e professora na Licenciatura em Dietética e Nutrição.
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde reforça a relevância de eventos como este, que procuram sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância das escolhas saudáveis que contribuem para um estilo de vida saudável, para a prevenção de doenças e o bem-estar geral.
Escola Secundária de Penafiel e Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo — 26 de março de 2025
Programa para a Escola Secundária de Penafiel

Programa para o Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo

Agrupamento de Escolas de Alvalade e Escola D. Pedro V, em Lisboa — 12 de fevereiro de 2025
No dia 12 de fevereiro de 2025, o Agrupamento de Escolas de Alvalade e a Escola D. Pedro V, em Lisboa, promoveram uma sessão dedicada à Literacia em Saúde, organizada pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em colaboração com diversos profissionais de saúde e educação.
A ação teve como objetivo promover o conhecimento e a consciencialização sobre temas importantes relacionados com a saúde, com a presença de especialistas na área. Entre os oradores convidados estiveram a Enfermeira Catarina Esteves Santos, que abordou temas como o HIV e o HPV, o Dr. Vasco Fonseca, que discutiu o cancro nos testículos, e o Dr. Filipe Serralva, que ensinou noções básicas de suporte de vida.
Esteve ainda presente a Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida. Além disso, a sessão contou com uma apresentação especial, a cargo dos alunos da Escola D. Pedro V, que realizaram uma performance de dança, promovendo a interação entre cultura e saúde.
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde reforça a relevância de eventos como este, que procuram sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de um estilo de vida saudável, abordando temas essenciais para a prevenção de doenças e o bem-estar geral.
As intervenções nas escolas têm o apoio:

Agrupamento de Escolas de Alvalade
Programa para o Agrupamento de Escolas de Alvalade, com a Professora Dina Paulino:
| Início | Temas | Oradores |
|---|---|---|
| 10 minutos | Introdução inicial pela SPLS – Apresentação do concurso de vídeos para TikTok – Programa e referência aos parceiros |
Professora Dina Paulino Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida |
| 30 minutos | Sessão sobre HPV, HIV e SIDA | Enf. Catarina Esteves Santos e Enf. Eliana Rocha |
| 30 minutos | Sessão sobre Cancro nos Testículos | João Da Silva (Vidas Reais, Causas Reais) |
| 10 minutos | Atividade de movimento e dança com música | Eugenia Brandulo (Arte para a Saúde) |
| 30 minutos | Sessão sobre Suporte Básico de Vida | Dr. Filipe Serralva |
| 10 minutos | Atividade de movimento e dança com música | Eugenia Brandulo (Arte para a Saúde) |
| Durante o evento | Debate e questões | Todos os participantes |
| Encerramento |
Escola D. Pedro
Felicito a Professora Cristina Vaz de Almeida, ao promover ações dinâmicas com a comunidade escolar através de programas de saúde. Estas ações impulsionam os alunos na aquisição de competências essenciais para obter conhecimento e promover reflexões. A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, tem presente o papel que a escola ocupa na sociedade, como parte essencial para o crescimento, desenvolvimento e maturação dos jovens estudantes. Através destas reflexões e das ações realizadas na Escola D. Pedro V, observa-se que as mesmas promovem informação sobre temas variados na área da saúde potenciando a compreensão e esclarecimentos através de ações criativas e de investigação cientifica. A literacia abrange diferentes domínios do
saber e áreas de atuação profissional e a literacia em saúde é um princípio fundamental de divulgação nas escolas. Parabéns à SPLS por caminhar ao lado da comunidade escolar e pela promoção do bem-estar nos jovens.Professora Sheila Paulino
Programa para a Escola D. Pedro V, com a Professora Sheila Paulino
Início: 14h
Com presença de:
- Diretor Amílcar Santos
- Subdiretor Anselmo Jorge e
- Professora Assunção Carvalho
| Início | Temas | Oradores |
|---|---|---|
| 10 minutos | Introdução inicial pela SPLS – Apresentação do concurso de vídeos para TikTok – Programa e referência aos parceiros |
Professora Sheila Paulino Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida |
| 30 minutos | Sessão sobre Suporte Básico de Vida | Dr. Filipe Serralva |
| 15 minutos | Higiene e Segurança no Turismo | Professor Carlos Machado, Escola D. Pedro V |
| 30 minutos | Sessão sobre HPV, HIV e SIDA | Enf. Catarina Esteves Santos e Enf. Eliana Rocha |
| 10 minutos | Atividade de movimento e dança com música | Grupo de alunos da Escola D. Pedro V |
| Durante o evento | Debate e questões | Todos os participantes |
| 16:00 | Encerramento |
Agrupamento de Escolas das Laranjeiras — 20 de março de 2024
A Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, a Vice-Presidente da Comissão de Ética da SPLS, Enf. Doutora Tânia Morgado, e a Presidente do Conselho Fiscal da SPLS, Enf. Ana Veiga, participaram na Feira da Saúde do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras.
O evento aconteceu no dia 20 de março. As conferências focaram-se na saúde mental na adolescência.
Programa
Semana da Feira da Saúde | 20 março 2024 | Escola D. Pedro V | 9h45 – 11h45
Organização: Professores do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
9:45 — Abertura do evento – Direção da Escola D. Pedro V e do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
10h00 — Sofia Nunes, Aluna (TAS – Técnico Auxiliar de Saúde) Apresentação do trabalho – Inquérito sobre Saúde Mental
10h10 — “AUTO PERCEÇÃO DE SAÚDE MENTAL E LITERACIA EM SAÚDE MENTAL SOBRE DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES: Resultados descritivos de uma amostra de estudantes do ensino secundário regular e profissional. Apresentado pelo autor do estudo, Professor Doutor Amorim Rosa
10h50 — Professora Doutora Cristina Almeida. Conferência sobre Literacia em Saúde Mental
11h10 — Enfermeira Doutora Tânia Morgado | A Depressão em Adolescentes| a importância destes estudos para o interesse público
Debate sobre o estudo “A importância destes estudos para o interesse público”
11:40 — Encerramento
Escola António Damásio, nos Olivais — 27 de fevereiro de 2024
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), a Direção-Geral da Educação (DGE), a associação Vidas Reais, Causas Reais, a MOG e a Clips do Coração, assim como médicos ginecologistas, oncologistas, organizaram um evento escolar dedicado ao tema do cancro nos testículos e o cancro do colo do útero.

O encontro aconteceu a 27 de fevereiro, entre as 15h e as 17h, na Escola Secundária António Damásio nos Olivais, em Lisboa. Nesta sessão, foram abordados vários temas numa perspetiva de literacia em saúde, de uma forma acessível e clara.
A Dra. Mariana Beja, o Dr. João Milhano e a Dra. Cristina Costa fizeram uma apresentação sobre o Vírus do Papiloma Humano, prevenção (incluindo vacinação) e rastreio do cancro do colo do útero.
Para a Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, “este evento realça a importância de fazer chegar a literacia em saúde às camadas mais jovens, falando de temas importantes que ajudem a população mais nova a conhecer e a detetar, desde cedo, sintomas e causas destes cancros”.
“No âmbito do domínio da Saúde da Estratégia de Educação para a Cidadania, esta ação destaca-se pela sua importância na prevenção e literacia dos nossos jovens relativamente à sua saúde”, refere a Dra. Dina Paulino, da DGE.
Destaca-se se ainda a intervenção da Décilo Bailando, do projeto da SPLS “É Preciso Ser Diferente”.
Programa completo
Local: Escola Secundária ANTÓNIO DAMÁSIO. OLIVAISData: 27 de fevereiro de 2024Horário: 15:00 – 17:00Uma parceria entre a Direção-Geral de Educação, Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Associação Vidas Reais, Causas Reais , Clips do Coração, MOG Associação Movimento Oncológico Ginecológico e Decilo Bailando, com o Conselheiro para a área Oncológica, Dr. Vasco Fonseca. Tema: CANCRO NOS TESTíCULOS & CANCRO DO COLO DO ÚTERO
15h — Abertura
- Direção AE Santa Maria dos Olivais
- Direção Geral de Educação
- Associação Vidas Reais, Causas Reais
- Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde
15h15 — VÍDEO “E quem já teve já teve cancro nos testículos? O que aconteceu?”
15h20 — PALESTRA — CANCRO NO TESTÍCULO & CAMPANHA “APALPA-OS”
- João da Silva, presidente da Ass.Vidas Reais, Causas Reais
15h40 — VÍDEO “Testemunho de quem já teve cancro. O que fazemos?”
- Clips do Coração & MOG
15h45 — PALESTRA — CANCRO DO COLO DO ÚTERO
- Dra. Cristina Costa – Médica, Coordenadora
- Dra. Maria Beja – Médica Ginecologia/Obstetrícia
- Dr. João Milhano – Médico Ginecologia/Obstetrícia
16h10 — DEBATE
- Participação dos alunos. Perguntas e Respostas
16h20 — A arte descomprime e faz compreender
- Decilo Bailando
- Tango Terapêutico
16h30 — 2.ª SESSÃO
18h — ENCERRAMENTO
O evento vai contar com 4 turmas do Secundário em cada uma das sessões, num total de cerca de 200 alunos. Foram também convidadas pela DGE para estarem presentes a Diretora do Agrupamento de Escolas, a Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde e a Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania.
Clips do Coração

Chamo-me Eliana e sou a fundadora do projeto Clips do Coração. É um projeto que associa a Enfermagem, a Literacia em Saúde e as crianças, jovens e famílias, promovendo a aquisição, manutenção e consolidação de comportamentos de saúde e bem-estar.
Há dois anos, tive um diagnóstico de cancro – um linfoma (um cancro do sangue) muito agressivo – e tive de passar por um processo de tratamentos, de alteração da auto-imagem e da minha energia, mas mantive sempre o foco na cura e estou aqui. No caso do meu cancro, havia pouco para o evitar, porque é uma alteração genética que aparece a determinado momento da vida.
Gostava de passar a ideia que, atualmente, cancro já não significa necessariamente morte, pelo que quanto mais cedo for detetado, mais probabilidades de sucesso existem. E para isso, os rastreios de cancro são fundamentais!
Nas mulheres dois dos cancros mais comuns são o da mama e do colo do útero. Para este último, existe como prevenção a vacina que está contemplada no Programa Nacional de Vacinação – vacina contra infeções por Papilomavírus Humano (HPV), transmitido por via sexual. Em relação ao cancro da mama, é muito importante o fator genético, mas também os cuidados em relação à nossa alimentação e estilo de vida.
O slogan do meu projeto é “Somos aquilo que guardamos em nós”, ou seja, com clips podemos guardar muitas coisas no nosso coração e na nossa vida. Guardamos experiências, palavras, brincadeiras, gestos, conhecimentos e tantas outras coisas, que nos permitem tomar as melhores decisões em relação à nossa saúde e bem-estar. Somos responsáveis pelo que guardamos e pelo que permitimos que os outros guardem, por isso, guardar ações que nos permitam detetar precocemente doenças, é acima de tudo, um dever para connosco e para com os outros.
O que vos quero transmitir hoje, é que devem conhecer o vosso corpo e estar atentos aos sinais que ele vos dá, adotando comportamentos saudáveis. Guardem coisas boas, para que possam ser adultos saudáveis. Ajudem os vossos amigos a guardá-las também, para que juntos possam continuar a viver esta aventura maravilhosa que é a vida.
Eliana Rocha, fundadora do projeto Clips do Coração
MOG
É muito importante alertar os jovens e passar-lhes informação sobre o cancro do colo do útero e o HPV, que é a principal causa deste cancro. A vacinação contra o HPV já está incluída no Programa Nacional de Vacinação, para raparigas e rapazes. E se todos os jovens forem vacinados, conseguir-se-á travar a transmissão do vírus e assim erradicar o cancro do colo do útero, como prevê a Organização Mundial da Saúde.
Cláudia Fraga, presidente da Associação MOG — Movimento Oncológico Ginecológico










































































































































































