Projeto "É Preciso Ser Diferente"

Data Evento

31 de Dezembro, 2023    
Todo o dia

Projeto “É Preciso Ser Diferente”

Um projeto inclusivo de arte e debate para o bem-estar no ciclo de vida 

 

O que é o projeto “É preciso ser diferente”?

É um projeto da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, da Decilo Bailando & TangoTerapia PT e da Associação 3 C’ S. Junta, de forma inovadora, a arte e o debate para contribuir para a transformação social e para a consciencialização da necessária diferença que existe entre todas as comunidades (pessoas com e sem deficiência, etnias diferentes, qualquer género, idade, entre outras características).

O projeto materializa-se através do acesso e participação nas artes, como a dança, a música e a poesia, que pretendem ser geradoras entre os participantes de debate, pensamento crítico e de uma maior auto consciencialização das diferenças necessárias e enriquecedoras do ser humano.

Este projeto usa a arte como ferramenta de intervenção social conducente a uma maior humanização, relações positivas e harmoniosas entre todas as pessoas. Através da compreensão e do uso de recursos construtivos e positivos como a arte e a conversação, consegue-se uma maior compreensão e melhores decisões conscientes, que impactam na saúde e no bem-estar e, por isso, promotores de maiores competências e literacia em saúde da população.

Este é um projeto de inclusão que usa a arte como ferramenta de intervenção social e de promoção de uma maior literacia em saúde. Através da arte alcança-se um maior bem-estar, compreensão da diferença, das relações em diferentes contextos. Através da arte promove-se o debate que, por sua vez, ajudam a normalizar os conceitos e a diminuir os estereótipos existentes.

 

O projeto “É preciso ser diferente” já teve oportunidade de marcar presença em vários eventos da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

Dia Mundial da Atividade Física — 6 de abril, na Marginal de Oeiras


Desfile de moda inclusivo, de Patrícia Quintans, no RITMO

18 de novembro de 2023


Dança em cadeira de rodas, no Congresso Sobre a Dor

17 de outubro de 2023


Congresso do Coração

29 de outubro de 2022


Tango terapêutico e dança em carreira de rodas, no lançamento do primeiro Manual de Literacia em Saúde

5 de junho de 2023