Projeto "É Preciso Ser Diferente"

Data Evento

31 de Dezembro, 2023    
Todo o dia

Projeto “É Preciso Ser Diferente”

Um projeto inclusivo de arte e debate para o bem-estar no ciclo de vida 

 

O que é o projeto “É preciso ser diferente”?

É um projeto da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, da Decilo Bailando & TangoTerapia PT e da Associação 3 C’ S. Junta, de forma inovadora, a arte e o debate para contribuir para a transformação social e para a consciencialização da necessária diferença que existe entre todas as comunidades (pessoas com e sem deficiência, etnias diferentes, qualquer género, idade, entre outras características).

O projeto materializa-se através do acesso e participação nas artes, como a dança, a música e a poesia, que pretendem ser geradoras entre os participantes de debate, pensamento crítico e de uma maior auto consciencialização das diferenças necessárias e enriquecedoras do ser humano.

Este projeto usa a arte como ferramenta de intervenção social conducente a uma maior humanização, relações positivas e harmoniosas entre todas as pessoas. Através da compreensão e do uso de recursos construtivos e positivos como a arte e a conversação, consegue-se uma maior compreensão e melhores decisões conscientes, que impactam na saúde e no bem-estar e, por isso, promotores de maiores competências e literacia em saúde da população.

Este é um projeto de inclusão que usa a arte como ferramenta de intervenção social e de promoção de uma maior literacia em saúde. Através da arte alcança-se um maior bem-estar, compreensão da diferença, das relações em diferentes contextos. Através da arte promove-se o debate que, por sua vez, ajudam a normalizar os conceitos e a diminuir os estereótipos existentes.

 

O projeto “É preciso ser diferente” já teve oportunidade de marcar presença em vários eventos da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

Desfile de moda inclusivo, de Patrícia Quintans, no RITMO

18 de novembro de 2023


Dança em cadeira de rodas, no Congresso Sobre a Dor

17 de outubro de 2023


Congresso do Coração

29 de outubro de 2022


Tango terapêutico e dança em carreira de rodas, no lançamento do primeiro Manual de Literacia em Saúde

5 de junho de 2023