
SPLS organiza ação de modelos inclusiva em Évora a 25 de janeiro
DESFILE DE MODA INCLUSIVO — 25 DE JANEIRO DE 2025
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) voltou a organizar o projeto “É Preciso Ser Diferente” para promover o desfile de moda inclusivo, a 25 de janeiro de 2025, em parceria com a CERCIMOR, Dra. Cristina Saloio, a Associação Saber em Palavras, Presidente Enf. Cátia Barreto Encarnado, a ANESC — Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe, Dr. Filipe Serralva, e NERE — Núcleo Empresarial da Região de Évora, com o apoio dos Municípios de Évora e de Montemor-o-Novo.
O desfile foi coordenado pela Dra. Ana Patricia Quintans, presidente da ATÍPICAS.
O evento foi patrocinado pela benemérita Associação de S. Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, presidente Dr. Markus Kemper, que permitiu a realização deste significativo evento.
O evento aconteceu das 10h30 às 14h30, no NERE — Núcleo Empresarial da Região de Évora.
O investimento na arte e na envolvência das organizações e das pessoas com deficiência é uma forma de dar visibilidade ao grande trabalho feito pelas instituições em Portugal e à importância dos direitos de todas as pessoas. Ser inclusivo e saber integrar todos e cada um de uma forma equitativa. É um grande privilégio para a SPLS juntar-se à Associação Saber em Palavras e à CERCIMOR, assim como a dinâmica destacada dos municípios de Évora e Mora com a presença dos seus presidentes. É uma forma essencial de trabalhar em rede. A arte é uma espécie de cola para as conexões sociais e o desenvolvimento das comunidades no maior respeito pela pessoa.
Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS
Em representação da Associação Saber em Palavras (ASPSS), muito agradecemos a oportunidade de envolver as entidades APPACDM; ARASS e Cercidiana – Évora. Tal como os 3 pólos da Cercimor (Montemor, Mora e Vendas-Novas); A casa João cidade; e 29 de Abril – Montemor-o-Novo.Ressalto a extrema importância da colaboração da Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Núcleo Empresarial da Região de Évora, dos parceiros de comércio local, roupa e acessórios, Tuna da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus e todos os que estão envolvidos na concretização deste evento, é mais um passo em direção à Inclusão, Incluir é especial. A arte permite tanto a quem participa como a quem assiste a ter pensamento crítico e mais consciencialização das diferenças do ser humano, importantes para a humanização, relações positivas e harmonia – Impactos na saúde e bem-estar + Literacia em Saúde.
Enfermeira Cátia Barreto Encarnado, Presidente da ASPSS
A Cercimor considera que os desfiles de moda inclusivos promovem benefícios para a saúde, tanto a nível físico como emocional, incentivam a diversidade e aceitação. Promovem melhorias na auto- estima e no bem-estar psicológico, valorizam a diversidade corporal e reduzem pressões para corresponder a padrões irreais de beleza, promovendo uma imagem corporal positiva e saudável. Defende desta forma o princípio da inclusão, que implica que a sociedade se organize de forma a acolher todas e todos os cidadãos e cidadãs independentemente das suas capacidades e da sua funcionalidade, de modo a que as pessoas com deficiência possam viver integradas na comunidade, usufruindo de todos os recursos disponíveis em equidade com os demais cidadãos e cidadãs. O trabalho em parceria, assente no apoio mútuo, fortalecimento da criatividade e inovação, cria um maior impacto na Comunidade. O impacto social promove a mudança de mentalidades, desafia estereótipos e preconceitos e inspira uma mudança cultural inclusiva.
Ana Saloio, A Presidente do Conselho de Administração da Cercimor
Reveja os melhores momentos
Momentos institucionais e assinaturas de protocolos
Tango terapêuticos
Desfile inclusivo
Vídeos
Programa — 25 janeiro 2025
NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora – Evora
Chefe de Protocolo, Mestre Sandra Laia Esteves
10:30 – Receção dos convidados
11:00 – Painel de Abertura
- Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida – Presidente SPLS
- Dra. Ana Cristina Saloio – Diretora CERCIMOR
- Enfermeira Cátia Barreto Encarnado, Presidente da Saber em Palavras
- Dr. Filipe Serralva – Médico ANESC
- Dr. Luís Pardal – Presidente União Freguesias Bacelo e Senhora da Saúde(Évora)
- Dr. Henrique Pires – Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
- Dra Maria do Céu Canhão – Conselho de Administração da ULSAC
11:05 – Eugenia Brandulo – DAT – Arte e TangoTerapia – com jovens com Síndrome de down
11:30 – Coffee – Break
12:00 – Literacia em Saúde e a Com”paixão” – desfile de Crianças e Grande Desfile Inclusivo, coordenação Drª Patricia Quintans
13:30 – Taichi e bem-estar – Mestre Paulo Oliveira
14:00 – Atuação da Tuna TESESJD
14:15 – Assinatura de protocolo (SPLS / Cercimor / ASPSS)
14h30 – Cerimónia de Encerramento
Rastreios – decorrem rastreios durante o evento – Coordenação Mestre Ana Veiga
Alguns momentos de Suporte Básico de Vida – Coordenação do Dr. Filipe Serralva
Desfile de moda inclusivo no evento RITMO— 18 DE novembro de 2023
O desfile aconteceu no âmbito do evento RITMO, a 18 de novembro de 2023. A responsável foi Patrícia Quintans.