SPLS ministra workshop de literacia em saúde e One Health no Cascais International Forum

Data Evento

31 de Maio, 2024 - 1 de Junho, 2024    
Todo o dia

SPLS ministra workshop de literacia em saúde e One Health no Cascais International Forum

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) ministrou, em conjunto com outros parceiros, um workshop sobre literacia em saúde e One Health, no passado dia 1 de junho, às 11h30, no Cascais International Forum.

Oradores

Susana Fonseca

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – IUL, foi investigadora na área da Sociologia do Ambiente no ISCTE-IUL e mais recentemente no ICS-ULisboa durante mais de duas décadas. Trabalhou sobre temas como a perceção de risco, ambiente e saúde, eficiência energética e energias renováveis e substâncias químicas no quotidiano. É fundadora e membro da direção da organização não governamental de ambiente ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, desde janeiro de 2016, onde coordena a área “Sociedades Sustentáveis e Novas Formas de Economia” e onde atualmente colabora. Faz parte do grupo de fundadores da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL, a primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal, sendo membro do Conselho de Curadores.

 

Bárbara Carvalho

Diretora municipal saúde e social, especialista em administração hospitalar

Entre 2017 e 2023 geri centros de saúde na margem sul (Setúbal, Sesimbra e Palmela) e Cascais

Atualmente exerce funções na direção municipal saúde e social na câmara municipal de Cascais

 

Pedro Teixeira

Pedro Teixeira é Psicólogo e Docente na Escola de Medicina da Universidade do Minho. É também Investigador no Centro de Medicina Digital P5 e no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho.

Durante o período de 2009/10, integrou a Equipa Nacional da Missão de Reforma dos Cuidados de Saúde Primários no Ministério da Saúde em Portugal, sob a coordenação do Dr. Luís Pisco. Entre 2015 e 2021, fez parte da Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte. Desde 2021, integra a Comissão de Ética para a Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (CEICVS) no âmbito do Conselho de Ética da Universidade do Minho (CEUMinho).

Os seus interesses de investigação e ensino concentram-se no desenvolvimento, validação e síntese de evidência científica (epistemologia, metodologia, análise de dados, meta-análise) e nos processos de decisão em saúde (baseada em evidências, raciocínio clínico, gestão de riscos, decisão ética, decisão partilhada, literacia em saúde, políticas de saúde).

Xavier Canavilhas

Mestre em Medicina Veterinária pela FMV-ULisboa. Director for Veterinary Projects – AYA Digital 2023. Consultor para o Projeto HUBRAM (DGAV) 2022. Coordenador do Cheque Veterinário OMV 2018 – 2022 e Coordenador do Gabinete Jovem OMV de 2018 – 2024. Presidente da Federação Académica de Medicina Veterinária de 2015 – 2018, Membro Fundador do Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES) 2014 – 2017. Chairman do Comité Internacional de Bem-Estar do Estudante da International Veterinary Students Association (IVSA) 2016 -2017. Host do Podcast VetView da Associação Global de Médicos Veterinários de Animais de Companhia (WSAVA) 2020-2022.

 

Tiago Pereira

Psicólogo, Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP); Formador, investigador e consultor nas dimensões do comportamento, da mudança, comunicação, liderança, gestão de equipas, confiança e saúde e políticas públicas; Membro Executivo da Direcção da OPP e Coordenador do projecto “.Final à Pobreza”.

 

Cristina Vaz de Almeida — Coordenadora do projeto

A transição do One Health para o Planetary Health. Que diferenças? Qual o impacto de uma melhor literacia em saúde? No Cascais International Health Forum a 1 de junho 2024, das 11:30 as 13:00

Para conhecer mais. Para aprofundar mais o que gostaríamos de saber sobre o caminho para a Saúde Planetária.  Vamos falar, entre outros pontos, dos seguintes:

  • E em que domínios a literacia em saúde importa?
  • Que influências nas políticas públicas?
  • Que dimensões a ter em conta nas comunidades e na construção de soluções ao longo do ciclo de vida?
  • O que deve ser feito?
  • Que instrumentos?
  • Que capacidade têm os decisores?
  • Que influência pode ter a escola e os professores?
  • Que papel da saúde animal para a saúde pública?
  • O que faz a pessoa com a informação? Como transforma em conhecimento e em ação?
  • É preciso o “nudge”?
  • Que caminhos futuros?