
Projeto Europeu LiterAGE4ALL
Ação na Universidade Sénior de Évora — 26 de maio de 2025
Evento “Digital Coffee Talks” promove Literacia Digital e Estilos de Vida Saudáveis para Adultos +50
No dia 28 de abril, pelas 16h30, no Edifício do Bacelo (União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde), realizou-se a iniciativa “Digital Coffee Talks”, integrada no projeto europeu LiterAGE4ALL.
Esta sessão, conduzida pela Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, teve como objetivo principal reforçar as competências digitais de adultos com mais de 50 anos, promovendo ao mesmo tempo estilos de vida mais saudáveis. A literacia digital é hoje uma competência essencial para o acesso a informação credível sobre saúde e para a participação ativa na sociedade.
O LiterAGE4ALL pretende apoiar o envelhecimento ativo e saudável através da educação digital, com atividades práticas e dinâmicas adaptadas às necessidades desta faixa etária.
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde congratula-se por apoiar e divulgar iniciativas que contribuem para a capacitação dos cidadãos, reforçando a importância da literacia em saúde em todas as etapas da vida.
Reunião de 15 de maio de 2025
2.ª reunião — 25 e 26 de novembro de 2024

Os parceiros locais foram responsáveis por este evento em Cáceres-Espanha, que contou com a presença de todos os outros líderes deste projeto europeu:
- José Blas Pagador e Juan Ortega, Unidade de Tecnologias da Saúde e da Bioengenharia do CCMIJU, Espanha
- Katarzyna Mlezco, Silesian University Of Technology, Polónia
- Sabrina Köhnke, Stiftung Digitale Chancen, Alemanha
- Ana Plácido e Ana Brito Costa, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
- Mariana Fonseca, Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) é uma das entidades que integram o projeto “LiterAge4All”, liderado pelo Instituto Politécnico da Guarda. A iniciativa tem como objetivo aumentar as competências digitais de adultos para promover estilos de vida saudáveis em pessoas com mais de 50 anos.
Com o nome “LiterAGE4ALL”, o projeto terá a duração de dois anos e meio e será cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus +. O projeto irá desenvolver uma aplicação de TV para ensinar informalmente os adultos a utilizarem computadores e dispositivos móveis, para darem os primeiros passos no mundo digital e, dessa forma, terem acesso a conteúdos digitais sobre saúde.
1.ª reunião — 4 e 5 de abril

Sobre o projeto
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) é uma das entidades que integram o projeto LiterAGE4ALL, liderado pelo Instituto Politécnico da Guarda. A iniciativa tem como objetivo aumentar as competências digitais de adultos para promover estilos de vida saudáveis em pessoas com mais de 50 anos.
Com o nome LiterAGE4ALL, o projeto terá a duração de dois anos e meio e será cofinanciado em 250 mil euros pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus +.
O projeto irá desenvolver uma aplicação de TV para ensinar informalmente os adultos a utilizarem computadores e dispositivos móveis, para darem os primeiros passos no mundo digital e, dessa forma, terem acesso a conteúdos digitais sobre saúde.
Para além do IPG e SPLS, integram este projeto a Unidade de Tecnologias da Saúde e da Bioengenharia do Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva Jesús Uson (em Cáceres, Espanha), a Fundação para as Oportunidades Digitais de Berlim (Alemanha) e a Universidade de Tecnologia da Silésia (em Gliwice, Polónia).