SPLS e Universidade Nova assinam protocolo para expansão da plataforma CriA.On
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e a Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas assinaram um protocolo, esta segunda-feira, 13 de novembro, para o desenvolvimento de projetos comuns de intervenção, entre os quais a dinamização da Plataforma CriA.On.
Estiveram presentes na assinatura do protocolo a Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, e, em representação da Universidade Nova, o seu Diretor, Professor Doutor Luís Baptista, a Professora Doutora Cristina Ponte e a Professora Doutora Helena Serra.
O projeto CriA.On é uma plataforma digital para o desenvolvimento de competências parentais, desenvolvida pela equipa de projeto da Univ. Nova e liderada pela Professora Cristina Ponte. A SPLS vem dinamizar a continuidade da plataforma, promovendo a disseminação de conteúdos e integrando novas áreas no que diz respeito a um aumento de literacia em saúde dos educadores formais e não formais.
CRIA.ON — PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE NOVA E SPLS
Já está lançado o projeto CriA.On, uma iniciativa da Universidade NOVA à qual a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) se associa. Para famílias e profissionais, este é um espaço de recursos e conhecimentos sobre contextos, competências, aprendizagens e direitos digitais de crianças e adolescentes. Escrito e falado em língua portuguesa, de diferentes latitudes.
A plataforma Crianças e Adolescentes Online (CriA.On) visa incentivar o diálogo com famílias e com profissionais de educação, de saúde e bem-estar, juristas e todos os que acompanham crianças e famílias nas suas áreas de atuação. É um projeto que quer incentivar a comunicação e partilha com responsáveis por políticas públicas, criadores e empresas de produtos e serviços digitais, profissionais dos média e outros públicos interessados.
Este é um projeto que se orienta pelo direito de crianças e adolescentes a navegarem em segurança no ambiente digital e a aproveitarem as oportunidades que este oferece. Para isso, são necessárias competências, suas e de quem delas cuida, e contextos – tecnológicos, políticos, sociais, culturais – que favoreçam a realização dessas competências.
O projeto conta com diversos recursos e conteúdos informativos em português, na forma de pequenos vídeos, podcasts e textos, organizados por temas e por grupos de idade. Tais como:
- Pequenos vídeos, podcasts e textos sobre questões, estudos, projetos, redes e outros conteúdos;
- Propostas de atividades a realizar com crianças e adolescentes, materiais de formação e outras ferramentas disponíveis em língua portuguesa;
- Agenda de eventos, presenciais e/ou em formato digital, de debate e partilha de experiências.
Todas as informações podem ser consultadas aqui.
3.º ANO DO ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE COMPETÊNCIAS DIGITAIS
No âmbito do protocolo estabelecido entre a SPLS e a Universidade Nova — Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA), são dados passos importantes para a dinamização da Plataforma CriA.On, integrada no projeto ySkills.
A infografia abaixo revela os resultados da terceira vaga do questionário longitudinal em Portugal. Aqui é possível encontrar o número mais recente da newsletter que chama a atenção para resultados de vários outros estudos deste projeto, além de anunciar a conferência final, que será já no próximo dia 30 de novembro, em Louvain. O programa vem na página 4 e terá transmissão online, bastando apenas a inscrição por link.