SPLS e Universidade do Porto firmam protocolo de parceria para formação na área da medicina

Data Evento

27 de Agosto, 2024    
Todo o dia

SPLS e Universidade do Porto firmam protocolo de parceria para formação na área da medicina

Num passo significativo para a educação e ciência em Portugal, a Universidade do Porto (U.Porto) e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) formalizaram um protocolo de parceria com o objetivo de promover atividades formativas na área da Medicina. A cerimónia de assinatura do acordo contou com a presença de representantes das duas instituições e foi marcada por um ambiente de cooperação e compromisso mútuo.

Representada pelo Reitor, Professor Doutor António de Sousa Pereira, e pelo Professor Doutor Henrique Cyrne Carvalho, Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da U.Porto, a Universidade do Porto destacou a importância deste acordo para o desenvolvimento de competências multidisciplinares, integradas no «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulsos Jovens STEAM e Adultos», no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Por sua vez, a SPLS, representada pela Presidente da Direção, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, reforçou o compromisso da sociedade em elevar a literacia em saúde em Portugal. “Este é um grande momento, de grande responsabilidade e empenho para todos nós que representamos a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Contribuir para a educação e ciência em Portugal, em colaboração com a Universidade do Porto – ICBAS, é sem dúvida uma parceria que muito prezamos e que tudo faremos para elevar a literacia em saúde, através de partilhas, formação, intervenções, investigação e boas práticas nas comunidades académicas”, afirmou.

O protocolo visa o desenvolvimento conjunto de atividades formativas, baseadas na co-definição e co-conceção, em áreas consideradas de interesse mútuo. As duas instituições comprometem-se a trabalhar em conjunto na execução do acordo, em conformidade com as suas missões e competências, promovendo o fortalecimento da educação e da saúde em Portugal.