
SPLS e Relational Lab assinam protocolo de cooperação
No dia 27 de agosto de 2025, a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e o Relational Lab celebraram um protocolo de cooperação que assinala um passo importante na promoção da saúde e da qualidade de vida através da valorização dos determinantes relacionais.
A assinatura reuniu a Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, e o Presidente do Relational Lab, Dr. Rui Marques, que partilham uma longa relação de conhecimento e confiança. Agora, essa proximidade materializa-se numa parceria estratégica que pretende potenciar redes de cooperação, conhecimento e ação conjunta em benefício da sociedade.
“Só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos, apenas duramos”, recordou a Presidente da SPLS, citando Padre António Vieira, sublinhando a importância de agir em prol da literacia em saúde.
Cristina Vaz de Almeida acrescentou ainda: “Acreditamos no mesmo: na potencialização das redes de cooperação e trabalho conjunto para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Esta é uma junção muito boa entre literacia em saúde e educação.”
Este protocolo marca um momento de viragem na vida das duas instituições, que passam a somar esforços para reforçar a ligação entre saúde, educação e relações humanas — pilares essenciais para uma sociedade mais consciente, saudável e resiliente.