SPLS assina protocolo de colaboração com Sociedade Portuguesa de Cardiologia
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) assinou, este sábado, 20 de abril, um acordo de colaboração com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
O momento aconteceu durante o Congresso Português de Cardiologia 2024, que acontece de 19 a 21 de abril no Centro de Congressos do Algarve. A Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, participou no painel “A literacia em saúde, doenças cardiovasculares e mudança de comportamento”.
“Durante o CPC 2024, ocorreu um marco significativo para a Cardiologia nacional, com a assinatura de um protocolo entre a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Este acordo, estabelecido mais cedo do que o previsto graças aos esforços da Dra. Sílvia Monteiro, vogal da direção da SPC, visa reforçar a literacia em saúde cardiovascular e promover a prevenção de doenças ao longo do ciclo de vida. A assinatura do protocolo foi realizada pelo Prof. Hélder Pereira, presidente da SPC, e pela Prof. Cristina Vaz Almeida, presidente da SPLS, marcando o início de uma colaboração que abrangerá áreas chave como leitura, narrativa e suporte básico de vida”, diz a SPC.
Presidente da SPLS participa no Congresso Português de Cardiologia
A Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, participou no painel “A literacia em saúde, doenças cardiovasculares e mudança de comportamento” do Congresso Português de Cardiologia. O Professor Miguel Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar na Direção-Geral da Saúde, marcou presença no mesmo painel.
“Destaco, porque é a minha área de eleição, os avanços que a cardiologia faz na literacia em saúde, compreendendo a importância das políticas públicas nesta área, da comunicação, do desenvolvimento de competências dos profissionais e da mudança de comportamento que coadjuva a sua função clínica”, refere a Presidente da SPLS.
O evento aconteceu de 19 a 21 de abril, no Centro de Congressos do Algarve.