
Presidente da SPLS participa em mesa redonda num encontro da GSK / ViiV Healthcare
A Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Cristina Vaz de Almeida, participou no encontro GSK / ViiV Healthcare, marcado para 7 de dezembro, das 9h às 12h30. Este foi um evento que juntou várias associações para fortalecer o debate e reforçar o conhecimento de quem vive com doença crónica. A edição deste ano chama-se “Viver com Doença em Portugal: Desafios Ambientais, Sociais e Económicos”.
- Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, Coordenadora do Programa
A Presidente da SPLS participou na mesa redonda “A pessoa com doença no centro das decisões em saúde com impacto ambiental, social e económico”. Este debate contou ainda com Luís Campos, especialista em Medicina Interna e Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente; Ana Sampaio, membro da Plataforma Saúde em Diálogo; e Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde.
“O conhecimento nas competências de quem luta pelos direitos dos doentes crónicos é essencial. Não basta informação, a informação por si só não muda comportamentos e o conhecimento per si é uma das faces da mudança. Temos visto ao longo dos anos que tanta informação não tem efeito substancial sobre o controlo e a diminuição da doença crónica, por isso a literacia em saúde aliada às ciências comportamentais é fundamental para alterar a situação”, diz a presidente da SPLS ao Diário de Notícias.
O evento funcionou em modelo híbrido com presenças no Auditório da GSK Portugal, em Miraflores, e participações remotas. A sessão foi transmitida em plataforma própria (AQUI).