Já são conhecidos os vencedores do concurso de vídeos sobre cancro colorretal. Conheça-os aqui!

Data Evento

6 de Dezembro, 2023    
19:45 - 20:30

Já são conhecidos os vencedores do concurso de vídeos sobre cancro colorretal. Conheça-os aqui!

Na sequência da parceria entre a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), são já conhecidos os vencedores do concurso de vídeos lançado durante o mês de novembro aos estudantes do Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas.

O tema foi selecionado pelos estudantes de Fármacia: a importância dos rastreios do cancro colorretal e os sintomas. O concurso decorreu apenas para os estudantes deste mestrado integrado e o anúncio dos resultados decorrerá a 6 de dezembro 2023, pelas 19h45, através de uma sessão online via Zoom com os vencedores e os membros da APEF e da SPLS.

 

Os resultados são os seguintes:

1.° Lugar — Margarida Luciano — com 147 pontos;
2.° Lugar — Rita Aparício — com 140 pontos;
3.° Lugar — Khatriny Sousa — com 126 pontos;
4.° Lugar — Mariana Martins — com 115 pontos;
5.° Lugar — Helena Ferreira — com 112 pontos;
6.° Lugar — Francisco Silva — com 111 pontos.

 

Jurados da SPLS:

  • Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS;
  • Mariana Fonseca, Vice-Presidente da SPLS;
  • Vasco Fonseca, médico oncologista e Conselheiro da SPLS.

Jurados da APEF:

  • Tiago Ribeiro;
  • Maria Leonor Silva;
  • Jéssica Caetano.

 

Os critérios de avaliação do júri foram, numa escala de 0 a 10:

  • Conteúdo informativo claro;
  • Criatividade e originalidade;
  • Qualidade técnica do vídeo.

 

O evento de atribuição dos prémios decorrerá no dia 6 de Dezembro, de forma online, das 19h45 às 20h30, via Zoom, aqui

 

Testemunhos:

Sinto que é importante informar as pessoas sobre os primeiros sintomas, assim como formas de os detetar, bem como sobre estratégias para prevenir esta doença, porque só assim podem saber ao que estar atentas.

Helena Ferreira

 

A vontade de conhecer um pouco mais sobre a doença e de partilhar um pouco do conhecimento que consegui adquirir foi uma das razões que me levaram a participar, sendo a construção da atividade e o prémio a ela associado também muito interessantes.

 

Francisco Silva

Aprendi bastante com a Campanha de Saúde Pública da APEF sobre o Cancro Colorretal e, portanto, decidi participar neste concurso, não só para colocar em prática toda a informação que aprendi, mas também para desenvolver softs-skils durante a criação do vídeo.

 

Margarida Luciano

O que me motivou a participar no concurso foi poder aprofundar os meus conhecimentos sobre o cancro colorretal e divulgar a informação de modo a ajudar outras pessoas.

Khatriny Sousa

 

O que me levou a participar neste concurso foi, sobretudo, por os futuros farmacêuticos deverem envolver-se desde cedo na divulgação e promoção da saúde. Sendo esta um temática de elevada pertinência, e onde os farmacêuticos tem um papel ativo através do rastreio, cabe-nos também a nós, futuros profissionais, participar ativamente na divulgação dessa informação.

Mariana Martins

 

O que me motivou a participar no concurso foi poder aliar uma vertente criativa à promoção para a saúde e o combate à iliteracia em saúde!

Rita Aparício