
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos
Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS
Este dia é promovido pela Aliança Mundial dos Cuidados Paliativos com o objetivo de celebrar e apoiar os cuidados paliativos em todo o mundo. Os cuidados paliativos são tratamentos focados na prevenção e no alívio do sofrimento físico, social e espiritual, bem como melhorar o bem-estar dos doentes com doenças graves ou incuráveis, em fase avançada ou terminal, no domicílio ou em internamento. O objetivo do dia é chamar a atenção para as necessidades especiais de 18 milhões de pessoas que anualmente morrem em dor e sofrimento.
Desde 2005 que o dia 12 de outubro é consagrado aos cuidados paliativos em todo o mundo
Para este ano, a Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) propõe o lema: “Dez Anos desde a Resolução: como estamos? (Ten Year’s since the Resolution: How are we doing?). Este lema procurar lembrar o momento e ato históricos para os cuidados paliativos: em 2014 a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a resolução que apelava a todos os países para reforçarem os cuidados paliativos considerando-os como fazendo parte dos cuidados globais ao longo da vida.
A WHPA é uma estrutura que aglutina 473 organizações de mais de uma centena de países, sendo a voz mais representativa dos cuidados paliativos a nível mundial. Segundo a WHPCA, anualmente, 57 milhões de doentes precisam de cuidados paliativos e mais de 25 milhões estão em fase terminal de vida. Cerca de 82% das pessoas que precisam de cuidados paliativos vivem em países de médio ou baixo rendimento. Mais de 18 milhões de pessoas morrem em sofrimento desnecessário seja por dores ou stress.