Dia Mundial do Coração
José Mendes Nunes, sócio da SPLS
O Dia Mundial do Coração celebra-se desde 2011 no último domingo de setembro, embora a sua observância tenha começado em 2000 com data fixa a 24 de setembro. António Bayés de Luna, cardiologista, e professor catedrático da Universidade Autónoma de Barcelona, foi presidente da Federação Mundial de Cardiologia (World Heart Federation – WHF) de 1997-99 e, nesta qualidade, defendeu, em cooperação com a OMS, a criação deste Dia com o objetivo de sensibilizar a população para as doenças cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte a nível global, sendo o infarto do miocárdio e as tromboses (acidentes vasculares cerebrais) as mais fatais. Elas têm um impacto nos sistemas económicos incalculável pelo absentismo que gera, pelos gastos com tratamento, pela redução na produtividade, mas sobretudo pelo sofrimento que provoca nos afetados e suas famílias O frustrante, mas também esperançoso, é que a sua maioria seria evitável com estilos saudáveis de vida: sem tabaco, atividade física regular, alimentação adequada, controlo de stress e socialização.
A WHF define anualmente um tema a destacar sendo que o do primeiro Dia Mundial do Coração (ano 2000) foi “Atividade Física” reiterando a importância do combate ao sedentarismo para a prevenção das doenças cardiovasculares.
O lema deste ano é “Use o Coração para a Ação” (Use Heart for Action). Este lema procura avançar da sensibilização ao empoderamento para agir. Neste âmbito, destacamos duas formas de agir: influenciar as politicas e motivar para a mudança de comportamentos, com especial destaque para a prática regular de exercício físico.
Parafraseando o lema proposto para este ano, direi: Use a razão para agir pelo seu coração.
O empoderamento pressupõe que cada um tenha capacidades e poder para fazer escolhas a bem da sua saúde. A saúde é demasiado importante para a deixar sujeita às contingências dos comportamentos doentios e ser entregue, exclusivamente, aos médicos. Por favor, cuide do seu coração, se o tratar bem ele dura-lhe toda a vida!