Dia Mundial do Cérebro 

Data Evento

22 de Julho, 2024    
Todo o dia

Dia Mundial do Cérebro

Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS 

A observância do dia 22 de junho como Dia Mundial do Cérebro é da iniciativa da Federação Mundial de Neurologia (World Federation os Neurology – WFN) com o objetivo de vincar a importância da saúde do cérebro e das medidas de prevenção para a sua preservação.

Este ano conta com a colaboração ativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para dar um impulso ao Plano de Ação Global Intersectorial com foco especial para a epilepsia e outras perturbações neurológicas.

A deterioração cerebral é responsável pela perda de muitos anos de vida com qualidade por patologias impactantes como acidente vascular cerebral, Alzheimer, epilepsia e doenças degenerativas. No entanto, calcula-se que 90% dos AVC’s, 40% das demências e 30%  das epilepsias são evitáveis.

A prevenção pode ser primária através da implementação de determinantes sociais e económicos: alimentação adequada, exercício físico regular, respeito pelas horas de sono, não ingerir produtos tóxicos (inclui o álcool, o tabaco, fármacos e todas as formas de drogas), higiene oral e dentária, socializar (conviver, integrar-se em grupos sociais e amar) e vacinar de acordo com o Plano Nacional de Vacinação para crianças, adultos e idosos. Sem esquecer, é claro, do uso de capacete, a começar nas idades mais jovens e sempre que a atividade a isso o aconselhe. A prevenção é ainda mais importante porquanto não há tratamento efetivo para a maioria das doenças do cérebro.

A prevenção secundária passa pelo diagnóstico precoce para permitir a implementação de terapêuticas com impacto na evolução das patologias cerebrais e garantir a acessibilidade a cuidados de saúde atempados independentemente da condição económica, género, idade ou etnia.

Como diz o Prof. Tissa Wijeratne, Co-presidente do Dia Mundial do Cérebro: “Este Dia Mundial do cérebro é uma oportunidade para nos unirmos e defendermos o nosso presente e futuro”.

Proteger o cérebro é proteger o futuro e não há saúde sem saúde mental.

A Natureza deu-nos uma proteção para o cérebro tão resistente como a calote craniana que mais nenhum órgão tem. Por favor, não contrarie a Natureza e faça tudo para proteger o seu cérebro.