Dia Mundial do Cancro (World Cancer Day)
Por José Mendes Nunes, Sócio da SPLS
Esta comemoração foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 4 de fevereiro de 2000, em Paris, por ocasião da Cimeira Mundial da Luta contra o Cancro (World Summit Against Cancer) e, desde então, as celebrações são lideradas pela União Internacional para o Controlo do Cancro (Union for International Cancer Control – UICC) da qual faz parte a Liga Portuguesa da Luta Contra o Cancro (LPLCC). O principal objetivo deste dia é estimular e fortalecer as atividades de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento do cancro e cuidados paliativos.
As ações a realizar neste dia procuram sensibilizar os decisores políticos para priorizar a atenção ao cancro, fomentar o acesso às novas tecnologias e às estratégias que minimizem as iniquidades de acesso a cuidados com qualidade.
O lema estabelecido para o triénio 2022-2024 é “Fechar o Hiato de Cuidados” (Close the Care Gap) ou “Por Cuidados Mais Justos (segundo a LPLCC) que se complementa com a pergunta a colocar a todos nós: o que é que fazemos para fechar o hiato nos cuidados ao cancro?
Fonte: Union for International Cancer Controlo (UIIC)
Este desejo é fundamentado nas seguintes premissas:
- As iniquidades no cancro tiram vidas
- Este hiato afeta todos
- As pessoas com cancro que procuram cuidados de saúde, a todo o momento encontram obstáculos.
- A qualidade e acessibilidade aos cuidados são afetados por múltiplos fatores: educação, acessibilidades económica e geográfica, etnia, género e orientação sexual, etc.
- As barreiras não são inamovíveis. Elas podem ser anuladas, através da consciencialização de todos, melhoria da educação e da literacia em saúde, e, sobretudo, pela ação dos governos e todos os demais intervenientes e interessados.
Cerca de um terço dos cancros é evitável e outro terço é curável se diagnosticados precocemente e tratados a tempo e horas. A melhor forma de prevenir o cancro continua a ser: comer adequadamente (dieta mediterrânica), não se intoxicar (com especial relevo para o tabaco e álcool) e prática regular de exercício físico (sugiro que vejam a proposta dos 5Km da LPLC). Sublinho a importância do tabaco. Fumar é, entre outras coisas, jogar na roleta do cancro e, talvez por ser um jogo (muito perigoso) os principais locais de venda sejam as casas de venda de apostas!
Por Sandra Laia Esteves, Vice-Presidente do Conselho Fiscal da SPLS
Hoje, celebramos o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro!
Não apenas hoje, mas sim diariamente devemos promover a consciencialização, melhorar a educação e incentivar a ação individual e coletiva na luta contra o cancro.
Há que continuar a investir por políticas públicas promotoras de equidade no Acesso aos Cuidados de Saúde, na Compreensão da informação e no Uso dos Recursos em Saúde.
Ao nível da:
- Prevenção
- Deteção precoce
- Diagnóstico
- Tratamento para todos!
Todos pela mesma missão,
Por mais e melhor Literacia em Saúde, com a SPLS!