Dia Mundial do Cancro do Pâncreas
Pelo Professor José Mendes Nunes, sócio da SPLS
O Dia Mundial do Cancro do Pâncreas é uma iniciativa da World Pancreatic Cancer Coalition (WPCC). A WPCC, que este ano perfaz 10 anos, congrega mais de 80 organizações dedicadas ao cancro do pâncreas de mais de 39 países distribuídos pelos seis continentes. O lema para a observância do Dia Mundial do Cancro do Pâncreas para este ano é: Hello Pancreas!
Pela sua eloquência aqui transcrevo a mensagem da WPCC para 2024:
Dizemos “Olá, pâncreas!” para convidar todos a saber mais sobre o pâncreas e criar uma conversa global sobre o cancro do pâncreas.
Conhecer os sintomas e os riscos do cancro do pâncreas pode ajudar na deteção precoce e obter melhores resultados”.
O pâncreas é uma glândula localizada no quadrante superior esquerdo do abdómen. Como glândula, produz enzimas que ajudam na digestão dos alimentos (função exócrina) e hormonas (sobretudo a insulina) que regula o nível de açúcar no sangue (função endócrina). Mais de 95% dos tumores pancreáticos devem-se ao crescimento incontrolado das células exócrinas e os restantes 5% são nas células endócrinas que tendem a ter um crescimento mais lento que as células exócrinas.
O cancro do pâncreas, embora não seja dos mais frequentes, é o que tem as mais baixas taxas de sobrevivência. Infelizmente ainda não temos nenhum procedimento de rastreio válido pelo que só podemos aumentar a sobrevida através da rapidez do seu diagnóstico. Por sua vez, a sobrevida está dependente de não negligenciar os seus sintomas iniciais: náuseas, alteração do transito intestinal, diabetes de início ou agravamento súbito, desconforto abdominal (por vezes com irradiação às costas), dores referidas à coluna, trombose venosa profunda, perda de peso e icterícia. A depressão embora possa ser subsequente ao diagnóstico, ela pode preceder o próprio diagnóstico do cancro do pâncreas, por mecanismos que ainda desconhecemos, pelo que importa ter este fato em consideração perante a presença de fatores de risco.
O cancro do pâncreas tem alguns marcadores de risco que podem ajudar a considerar a possibilidade deste diagnóstico: idade superior a 50 anos, diabetes sem perda de peso, tabagismo, abuso de álcool, obesidade e história de cancro pessoal ou familiar.
A observância do Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, para além de informar a população para estar atenta aos primeiros sintomas, tem como objetivo principal apelar ao investimento na sua investigação, atendendo aos parcos conhecimentos que temos sobre como tratar este cancro e pelo seu comportamento altamente agressivo.