Dia Mundial da Menopausa
Pelo Prof. José Mendes Nunes, sócio da SPLS
O Dia Mundial da Menopausa é realizado todos os anos no dia 18 de outubro. O objetivo do dia é aumentar a conscientização sobre a menopausa e as opções de suporte disponíveis, segundo a Sociedade Internacional de Menopausa (SIM) que criou este dia e depois foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde. Mas como nem sempre é possível para as sociedades locais organizarem atividades para este dia específico, a SIM designou outubro como o Mês Mundial da Menopausa. O Mês Mundial da Menopausa também é um apelo à implementação de políticas de apoio à investigação e ao tratamento na área da saúde da menopausa. O lema desde ano é “Terapia Hormonal na Menopausa”.
Apesar de muitas mulheres sofrerem com os sintomas atribuídos à menopausa que podem ser disruptivos para a sua vida, a verdade é que a terapêutica hormonal de substituição (THS) ou outras para mitigar os sintomas da menopausa deve ser reduzida ao mínimo e não deve ser usada com caracter preventivo. Reconheço que esta afirmação é controversa, mas os estudos a favor da sua utilização são financiados pelos laboratórios da indústria farmacêutica e os artigos publicados favoráveis são escritos por autores financiados pela mesma indústria. Já os estudos independentes revelam risco considerável de malefícios e não confirmam o risco de benefícios que a indústria apregoa. Por outro lado, a indústria aproveita-se do desejo de qualquer ser humano querer preservar a juventude, mas, neste aspeto, ninguém nem nenhum produto consegue fazer melhor que a natureza. Por isso, dê oportunidade a que a natureza se expresse evitando comportamentos que se lhe opõem como o tabagismo, o consumo de álcool ou drogas, o sedentarismo, o desrespeito pelas horas de sono e a alimentação desadequada.
A titulo de exemplo deixo-vos a conclusão de uma revisão de estudos referentes ao impacto do uso de THS na diminuição do risco cardiovascular publicada na Cochrane: “Os resultados da nossa revisão fornecem fortes evidências de que o tratamento com terapia hormonal em geral, em mulheres na pós-‐menopausa, para prevenção primária ou secundária de doenças cardiovasculares tem pouco ou nenhum benefício e causa um aumento no risco de acidente vascular cerebral e eventos tromboembólicos venosos”.
A Biblioteca Cochrane “é uma coleção de bancos de dados que contêm evidências independentes e de alta qualidade para informar a tomada de decisões em saúde”.