Dia Internacional dos Transportes Médicos 

Data Evento

20 de Agosto, 2024    
Todo o dia

Dia Internacional dos Transportes Médicos 

Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS 

Desconhece-se a origem do Dia Internacional dos Transportes Médicos, mas entende-se, muito bem, a sua importância e significado. 

Este efeméride tem o objetivo de lembrar a importância dos transportes médicos e a sua extraordinária evolução ao longo da história.  

Desde tempos antigos que se observou a necessidade de transportar pessoas em sofrimento, mas só no inicio do século XX se desenvolveram as ambulâncias. De início foram as ambulâncias puxadas a cavalos e, depois da primeira guerra mundial, por volta dos anos de 1920, surgiram as primeiras ambulâncias motorizadas para transportar os soldados feridos e, hoje, até podemos contar com aerotransporte de doentes. 

Ora, hoje, 20 de agosto, temos o Dia Mundial dos Transportes Médicos, precisamente para homenagear todos os profissionais que prestam este serviço que tantas vidas tem salvado e continuará a salvar vidas. Eles não só asseguram o transporte atempado aos cuidados de saúde como asseguram o conforto e ajudam os doentes com mobilidade reduzida. Trabalhando em equipa, são fundamentais para que os técnicos da emergência médica e paramédica possam levar a bom porto as suas missões. 

Nos tempos conturbados que, em Portugal, os serviços de emergência médica passam, com prolongadas discussões, sucessivos adiamentos e atribuição mútua de culpas, parece-me muito pertinente aqui sublinhar a importância destes serviços de que só nos lembramos quando estamos em aflição. Importa que os decisores políticos, quer estejam no governo ou na oposição, se unam num objetivo comum de garantir que os serviços de transporte de doentes seja eficiente, para bem das populações, e não os utilizarem como armas de arremesso politico com que ninguém ganha e todos perdem.  

Sabemos que os problemas da saúde são complexos e exigem abordagens igualmente complexas, mas é fulcral garantir o básico sem complicar nem queimar profissionais na praça pública. A garantia que o transporte de doentes  e serviços de emergência médica estão garantidos é fundamental para a população se sentir segura e protegida, mesmo vivendo longe de um hospital ou centro de saúde. 

É com profunda admiração e reconhecimento que aqui deixo esta mensagem de apoio a todos os profissionais que trabalham na emergência médica com empenho e dedicação, motivados apenas pelo que adoram fazer, recompensados pela gratidão das pessoas que salvam, tipo de retribuição que todos os profissionais de saúde mais ambicionam. Mas, por favor, não os castiguem por fazerem o que gostam, eles merecem ser minimamente recompensados pelo que fazem e ter as condições mínimas para cumprir a sua missão que é, “simplesmente”, de salvar vidas.