Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Data Evento

3 de Dezembro, 2024    
Todo o dia

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Pelo Professor José Mendes Nunes, sócio da SPLS 

O objetivo desta efeméride é despertar na população sensibilidade para os problemas das pessoas com deficiência e apelar à defesa da sua dignidade, dos seus diretos e bem-estar para uma sociedade mais equitativa e inclusiva para todas as formas de deficiência. 

Data de 1998 a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência que foi assumida pela Organização das Nações Unidas. De acordo com o Relatório Mundial da OMS sobre Deficiência, 15% da população mundial sofre com uma deficiência, das quais 2 em 3 tem problemas mentais ou neurológicos e não procuram cuidados médicos ou de outro tipo que os possam ajudar devido a estigma, discriminação ou negligência. Com a pandemia COVID-19 o seu isolamento agravou-se, os seus cuidados foram descurados e ficaram mais entregues a si próprios. Este dia foi proclamado em 1992 pela resolução 47/3 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em junho de 2019 o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou a Estratégia das Nações Unidas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência e afirmou que as Nações Unidas deviam dar o exemplo elevando os padrões e desempenho da Organização ao incluir pessoas com deficiência em todos os níveis de trabalho. Para este ano, foi adotado o lema “aumentar a liderança das pessoas com incapacidades para um futuro sustentável e inclusivo”. 

Aqui deixo o apelo de Robert M. Hensel: “Conhece-me pelas minhas capacidades, não pelas minhas incapacidades”. Robert Hansel é uma pessoa que nasceu com espinha bífida e conhecido por ter o record mundial no Guinness por ter feito a mais longa corrida em cadeira de rodas, de 9.942 quilómetros (6.178 milhas). Em paralelo, tem procurado recolher fundos para a compra de rampas para cadeiras de rodas. Tendo tomado consciência que as pessoas têm mais tendência para se focarem nas incapacidades que nas capacidades, tudo fez para que existisse uma semana dedicada à colocação em evidência os múltiplos talentos das pessoas com incapacidades. A semana dedicada às pessoas com incapacidades foi aprovada pelo Condado de Oswego, Nova Iorque, em 2000 e a ocorrer em outubro.