Dia Europeu de Terapia da Fala 

Data Evento

6 de Março, 2024    
Todo o dia

Dia Europeu de Terapia da Fala 

Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS

Esta efeméride é celebrada desde 2004, com o objetivo de divulgar e aumentar o conhecimento da profissão de Terapeuta da Fala (TF) e das suas áreas de intervenção.

O dia europeu de terapia da fala é da iniciativa da European Speech Language Therapy Association (ESLA), organização congregadora das associações europeias de terapeutas da fala.

Para a celebração deste ano, está programado um evento no Parlamento Europeu, a realizar a 6 de março, em Bruxelas.

O lema deste ano apela à “Colaboração com outros profissionais e cuidadores” (Collaboration with other professionals and caregivers).

Em meu entender, como profissional de saúde, este lema pode ser aplicado a todos os profissionais que tem como objetivo criar bem-estar na população. Este desiderato só é possível através da colaboração, contudo é imprescindível ter a consciência que toda a formação e o desempenho profissionais estão centrados na competição. Portanto, o nosso ato reflexo é o de competir, mas no exercício da nossa atividade profissional só a colaboração e cooperação podem levar a ótimos ganhos em saúde.  

A intervenção do TF visa a otimização do desenvolvimento ou a reabilitação das capacidades comunicacionais maximizando a independência individual. A intervenção do TF é importante em todas as idades. Tem um papel inultrapassável nos processos de recuperação nas dificuldades em engolir (tecnicamente designadas de disfagia). Estas perturbações podem ser causadas pelos mais diversos motivos: físicos, cognitivos, psicológicos ou sociais.

Como exemplos das situações em que a sua intervenção é fulcral, para além das perturbações da fala, destaco na recuperação das disfagias pós-AVC e pós-tratamento de base (cirurgia, quimioterapia e radioterapia) de todos os tumores da cabeça e pescoço.