Associação EVITA lança petição para criação do Dia Nacional do Cancro Hereditário

Data Evento

16 de Julho, 2024    
0:00

Associação EVITA lança petição para criação do Dia Nacional do Cancro Hereditário

A Associação EVITA – Cancro Hereditário, parceira da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), acaba de lançar uma petição pública online com o objetivo de atingir o número de subscritores indispensável para ser discutida formalmente na Assembleia da República a institucionalização do Dia Nacional do Cancro Hereditário, a ser celebrado anualmente no dia 23 de maio. A petição pode ser encontrada aqui.

“Escolhemos esta data para homenagear o legado de Aldred Scott Warthin no dia do seu falecimento, pois foi o trabalho de investigação desenvolvido por este patologista americano que lançou as bases para a compreensão da hereditariedade de certos tipos de cancro”, explica a associação.

“Encaramos esta petição e a criação do Dia Nacional do Cancro Hereditário como uma oportunidade para aumentar a consciencialização e a educação sobre o cancro hereditário em Portugal. Neste dia será possível mobilizar a sociedade para esta condição e os desafios enfrentados por todos os portadores de alterações genéticas associadas a cancro hereditário”, explica ainda.

A SPLS apoia esta causa e associa-se a esta petição, incentivando todos os sócios e não sócios a assinarem.