ULS São José celebra Dia Mundial da Segurança do Doente
“A Organização Mundial de Saúde, em 2019, estabeleceu o dia 17 de setembro, como o “Dia Mundial da Segurança do Doente”. Este ano, o desafio lançado é: “Melhorar o Diagnóstico para a Segurança dos Doentes”, com o slogan: “Faça-o corretamente, torne-o Seguro”. Um dos principais objetivos desta Campanha é “capacitar mais os doentes e as famílias para se envolverem ativamente com os profissionais de saúde e os líderes das organizações de saúde para melhorar os processos de diagnóstico”.
A ULS São José, através da Equipa do Gabinete de Segurança do Doente, irá promover neste dia várias atividades, abertas ao público:
- Simpósio das 9.00H às 13:00H, envolvendo doentes famílias e profissionais, em formato on-line e presencial na Sala de Conferências do Hospital Dona Estefânia.
- “Portas Abertas” com visitas guiadas a partir das 14:30h, dirigidas ao Cidadão e Profissionais de Saúde, com a finalidade de dar a conhecer o percurso assistencial do doente e as ações promovidas para a segurança do doente: inscreva-se aqui (limitação à capacidade de cada serviço.
A Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures apoiam esta iniciativa associando-se às comemorações em pareceria com a ULS São José, através da iluminação com a cor laranja, da Estátua D. José I e do Edifício Paços do Concelho, respetivamente, cor que assinala a Segurança do Doente de acordo com o desafio da Organização Mundial de Saúde. Igualmente, os vários edifícios da ULS São José, serão iluminados com a cor laranja durante uma semana.