SPLS recomenda o livro “As avarias na Fábrica de Energia”
Como é que as doenças raras afetam as células humanas? Este é o ponto de partida para o livro “As avarias na Fábrica de Energia”, escrito pela professora e investigadora Manuela Grazina. A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) felicita a publicação de obra, que representa um passo importante para a promoção da literacia em saúde.
A nova obra de comunicação de ciência pretende levar os leitores numa aventura pelo mundo das mitocôndrias, as fábricas de energia do corpo humano, apresentando conceitos científicos de forma acessível e cativante sobre doenças raras que afetam em particular estas “centrais energéticas” das células humanas, como é o caso da Neuropatia Ótica Hereditária de Leber (LHON).
O livro foi desenvolvido no âmbito do projeto de comunicação de ciência “Mit.OnOff”, financiado pelo Fundo EEA Grants Portugal, que juntou a Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade de Bergen (Noruega) com o objetivo de divulgar e promover o conhecimento científico sobre as mitocôndrias, destacando a sua importância para a saúde e o bem-estar, e fomentando a literacia científica na sociedade.