SPLS organiza webinar sobre prevenção e sensibilização do cancro colorretal
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), a Europacolon e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) vão organizar, na próxima segunda-feira, 9 de outubro, às 19h30, um webinar para abordar questões cruciais relacionadas com o cancro colorretal, que atualmente é a terceira causa mais comum de cancro em todo o mundo.
O evento virtual conta com a presença do Dr. Rui Nogueira, médico e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da SPLS, Dr. Vasco Fonseca, médico oncologista, Eng. Vítor Neves, Presidente da EuropaColon, e Tiago Ribeiro, representante da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia.
O cancro colorretal é uma preocupação crescente na sociedade, com mais de 10 mil novos casos diagnosticados em Portugal anualmente e uma média de cerca de 4 mil mortes atribuídas à doença a cada ano. Grande parte da população desconhece os sintomas desta doença, o que torna o diagnóstico precoce e a prevenção essenciais.
O webinar tem como objetivo principal lançar abordar os sintomas deste tipo de cancro e as estratégias de rastreio, bem como refletir sobre a forma como as informações devem ser comunicadas à população. Controlar os fatores de risco, reconhecer os sintomas e aumentar a consciencialização sobre a importância dos rastreios são alguns dos temas centrais das discussões.
Atualmente, sabe-se que alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento do cancro colorretal incluem a dieta da pessoa, a falta de atividade física, o excesso de peso ou obesidade, e outras condições de saúde.
Os interessados podem participar através deste link.