SPLS junta-se à Câmara Municipal de Viana do Castelo para discutir as necessidades e desafios dos cuidadores informais
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, nos dias 16 e 17 de outubro, o ciclo de capacitação Viana Cuida que ocorreu, pelo segundo ano, no mês de sensibilização para a importância dos cuidados paliativos e no mês em que se assinala o dia mundial da saúde mental. A Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Cristina Vaz de Almeida, participou na sessão de abertura, dia 16 de outubro.
Neste evento, foram discutidas as necessidades e desafios colocados aos cuidadores informais, refletindo-se sobre a prática para melhorar os cuidados. O luto e as perdas na família foram igualmente temas em análise. Este ciclo de capacitação foi dirigido a profissionais de saúde e outros cuidadores formais.
No dia 16 de outubro, a autarquia promoveu o Fórum Viana Cuida na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo ao longo de todo o dia. A conferência “A literacia em saúde mental e o bem-estar do cuidador informal” e a mesa de discussão “Uma visão integrada no apoio aos cuidadores informais” ocorreram ao longo da manhã, com a tarde a incluir a mesa de discussão “Refletir sobre a prática para melhorar a qualidade dos cuidados”, seguida da conferência “Perdas na família: apoiar e acompanhar as crianças e os jovens”.
O dia encerrou com uma visita à exposição “Um Novo Estado Criativo”, projeto de Arte na área de Psiquiatria e de Saúde Mental que resultou de uma parceria entre a P28 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) com o Instituto S. João de Deus (ISJD).
A Presidente da SPLS teve ainda a oportunidade de visitar o departamento autónomo de saúde psiquiátrica do Hospital de Viana do Castelo com a diretora, Dra. Luísa Quintela. Houve ainda tempo para conhecer a equipa e a exposição de pintura feita pelos profissionais e inaugurada no dia 10 outubro, dia da saúde mental.
A 17 de outubro, a tarde incluiu workshops na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dedicados ao “Luto complicado: avaliação e intervenção”, “Luto dos profissionais” e “A esperança de doentes e familiares na transição para os cuidados em fim de vida”.