SPLS é entidade parceira no desenvolvimento do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde dos Açores

Data Evento

31 de Janeiro, 2025    
0:00

SPLS é entidade parceira no desenvolvimento do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde dos Açores

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) é a entidade parceira no desenvolvimento e implementação do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde na Região Autónoma dos Açores.

“É muito importante esta ligação com implementação efetiva de um programa de Literacia em Saúde na Região Autónoma dos Açores. A promoção da literacia em saúde não é apenas uma ferramenta para informar; é uma oportunidade de transformação. Ajudar cada pessoa a entender melhor o sistema de saúde, os seus direitos e deveres, e a cuidar da sua saúde e bem-estar, promove autonomia e fortalece o próprio conceito de cidadania ativa. Queremos que os cidadãos da Região Autónoma dos Açores não só sejam beneficiários do sistema de saúde, mas que se sintam verdadeiramente empoderados e informados para participarem ativamente nas decisões que afetam a sua saúde”.

Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida

Para o senhor Diretor Regional da Saúde, enfermeiro Pedro Paes, “a evidência é clara: o investimento na literacia em saúde economiza tempo, custos e vidas; pelo que, enquanto recurso fundamental para a melhoria do estado da saúde dos indivíduos e das populações, representa a grande oportunidade de transformação de paradigma no ecossistema da saúde. Na Região Autónoma dos Açores, reconhecemos na literacia em saúde o pilar central da saúde pública e, com efeito, o investimento em políticas favoráveis à saúde é uma evidência projetada e concretizada por via do Plano Regional de Saúde 2030, o qual prioriza a Estratégia Regional de Promoção da Literacia em Saúde.”

Acescenta que “assumir a transformação de paradigma pressupõe assumir uma abordagem global e positiva da saúde que potencia, por sua vez, o empoderamento individual e sistémico. Porém, sabemo-lo, as verdadeiras jornadas de transformação não acontecem de forma solitária, acontecem, isso sim, por via de dois princípios fundamentais: o princípio da visão integrada e o princípio do trabalho em parceria. No primeiro, partindo de uma visão sistémica que integra as áreas de maior ligação a cada ato de intervenção, identificam-se e potenciam-se sinergias. No segundo, que resulta do reconhecimento dos valores análogos, investe-se complementarmente em objetivos comuns.”

“Somos criteriosos naquilo que queremos para os Açores e para os Açorianos e, por esse motivo, fazemo-nos acompanhar daquela que, nacionalmente, é referência maior no âmbito da literacia em saúde: a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS). O contributo desta, por via do Plano de Literacia em Saúde para a Região Autónoma dos Açores, antecipa a certeza do alcance do nosso objetivo:  cidadãos com pensamento crítico mais desenvolvido e, por isso, com uma tomada de decisão mais responsável, informada, refletida e assertiva.”

Diretor Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores, Enfermeiro Pedro Pais

 

Termina afirmando que “a comunidade açoriana será aquela que integra a literacia em saúde como um valor, uma capacidade e uma prática. Queremos e teremos uma comunidade mais saudável, feliz e sustentável. Para tal, contamos com a SPLS enquanto recurso basilar ao alcance das nossas ambiciosas pretensões.”

 

A implementação do programa inicia-se em outubro de 2024, com o apoio da Secretária Regional da Saúde, Dra. Mónica Seidi, do Diretor Regional da Saúde, Enfermeiro Pedro Paes e, ainda, da equipa do Plano Regional de Saúde, representada pelo Dr. João Sarmento e pelo gestor do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde, Dr. Paisana Lopes. Consulte abaixo o cronograma de atividades 

INTERVENÇÕES EM 2024 – OUTUBRO – DEZEMBRO 
Ação  Equipa  Setembro  Outubro  Novembro  Dezembro 
DINÂMICA COMUNICACIONAL.  

SITE SPLS E Região Autónoma dos Açores 

Prof. Doutora Cristina Vaz de Almeida 

Drª Vânia Lima 

BEM-ESTAR E AUTOCUIDADO NA RELAÇÃO DE CUIDAR  Prof. Doutora Patrícia Paquete     9  outubro (já realizado)      
MINIASSEMBLEIAS DA SAÚDE  Prof. Doutora Cristina Vaz de Almeida 

Com apoio da Prof. Doutora Patrícia Paquete 

   10 outubro (já realizado)      
AÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE TABAGISMO ASSOCIADA AO MOVIMENTO  Mestre Filipa Pinto Nunes e Fisioterapeuta 

Inês Ribeiro 

Com a Liga Regional Contra o Cancro 

   17 outubro (já realizado)      
NUTRIÇÃO AO RITMO DA VIDA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA A MELHOR IDADE  Mestre Ana Veiga     23 outubro (já realizado)      
PSICOLOGIA POSITIVA E SAÚDE GLOBAL  Prof Doutora Sara Ascenso e Prof Doutora Helena Águeda Marujo     25, 26 e 28 outubro (já realizado)       
ALIMENTAR PARA ATIVAR  Drª Vânia Costa e Fisioterapeuta Mariana Fonseca        7 novembro (já realizado)    
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SOBRE TABAGISMO, ALIMENTAÇÃO & BEM-ESTAR  Mestre Maria Teresa Flor de Lima        19-21 novembro (já realizado)    
ENCONTRO SOBRE LITERACIA EM SAÚDE. 

RESULTADOS DAS INTERVENÇÕES 

Prof. Doutora Cristina Vaz de Almeida 

Drª Vânia Lima 

Dr. Rui Nogueira 

Prof. Doutor Miguel Arriaga

         18 dezembro (já realizado) 
RELATÓRIO DAS INTERVENÇÕES 2024  3 fevereiro 2025             

 

A equipa

Conheça a equipa SPLS destacada para o desenvolvimento e implementação do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde na Região Autónoma dos Açores:

  • Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida (Presidente da SPLS e Coordenadora na SPLS do Programa)
  • Dr.ª Vânia Lima (Co-coordenadora na SPLS)
  • Dr.ª Vânia Costa
  • Mestre Mariana Fonseca
  • Mestre Inês Ribeiro
  • Mestre Ana Cristina Veiga
  • Professora Doutora Sara Ascenso
  • Professora Doutora Helena Águeda Marujo
  • Professora Doutora Patrícia Paquete
  • Mestre Maria Teresa Flor de Lima
  • Mestre Filipa Pinto Nunes
  • Dr. Rui Artur Coutinho da Silva Nogueira
  • Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos
  • Professora Doutora Tânia Gaspar


 

Consulte aqui a DECLARAÇÃO DO DIRETOR REGIONAL DE SAÚDE DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PARA CRIAÇÃO DA EQUIPA.

A IMPLEMENTAÇÃO:

9 de Outubro — BEM-ESTAR E AUTOCUIDADO NA RELAÇÃO DE CUIDAR

Prof. Doutora Patrícia Paquete 

Professora Doutora Patrícia Paquete

Dia 9 de Outubro 2024, a Professora Patrícia Paquete, planeou, organizou e dinamizou a sessão Bem-estar e autocuidado na relação de cuidar, enquadrada no Programa Regional de Literacia em saúde da Região Autónoma dos Açores.

Esta sessão, dividida em duas partes (manhã e tarde) contou com o apoio da Secretaria Regional da saúde e da Segurança Social, particularmente com o apoio direto do Diretor Regional da Saúde da RAA, Dr Pedro Paes, do Coordenador do Plano regional de Saúde, Dr João Sarmento , do Enfermeiro Dario Rocha, chefe de Divisão, da Drª Sofia Morais técnica da Secretaria regional.

Esta sessão contou com um grupo de Cuidadores formais e Informais da Ilha Terceira.

 

Objetivos:

Sensibilização dos cuidadores informais para a importância do seu bem-estar numa relação de cuidar bem-sucedida.

Atividades realizadas:

  • Partilha de experiências entre os participantes.
  • Discussão de conceitos (relação de cuidar, abordagem centrada na pessoa)
  • Atividades de promoção da auto-reflexão

Reflexões:

Os cuidadores informais envolveram-se na discussão e trouxeram para a ação as suas necessidades, apesar de não se conhecerem e, até, a “tipologia” de pessoa cuidada ser diferente entre eles (embora fossem maioritariamente pessoas velhas), encontramos pontos em comum:

Necessidade de ter alguém que os substitua por curtos períodos para que possam sair sem a preocupação de deixarem a pessoa cuidada sozinha.

Alguns elementos dos dois grupos tiveram de sair mais cedo, exatamente por esse motivo.

Foi uma ação que promoveu sobretudo, a autorreflexão.

Foi feito um convite a cada um dos participantes para partilhar com o grupo: “O que me faz sentir bem”

Nessa partilha foi solicitado que descrevessem a atividade e que dissessem com que frequência a realizavam.

Ficou claro que a grande maioria dos participantes não reflete sobre o que contribui para o seu bem-estar, nem considera que atividades que promovem o bem-estar, são atividades de autocuidado.

Algumas das iniciativas elencadas pelo grupo passam por, por exemplo, ter tempo livre.

Ter tempo livre, para este grupo, significava conseguir realizar outras tarefas, que não aquelas que se relacionam apenas com o cuidar.

A ação terminou com cada um dos participantes a partilhar o que faz para se sentir bem e a refletir sobre como incluir essa atividade nas tarefas diárias.

A mensagem final, trabalhada em grupo, e partilhada entre todos, foi no sentido de priorizarem as atividades que contribuem para o seu bem-estar. Ter tempo para cada um deles é um fator importante para o seu bem-estar.

A partilha foi muito rica, com muitas sugestões entre os pares, com muita compreensão e ajuda mútua.

A opinião foi unânime, reafirmando que a constituição de grupos com estas características, de forma regular, onde todos possam partilhar os seus desafios, as suas vontades e dificuldades, contribuem para o bem-estar dos cuidadores informais.

Galeria de Vídeos

 

10 de Outubro — MINIASSEMBLEIAS DA SAÚDE 

Prof. Doutora Cristina Vaz de Almeida
Com apoio da Prof. Doutora Patrícia Paquete 

 

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde organizou duas Miniassembleias de Saúde na ilha Terceira, nos Açores, com o objetivo de promover a literacia em saúde entre a população idosa. A primeira sessão decorreu de manhã no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, enquanto a segunda teve lugar à tarde no Lar D. Pedro V. No total, 60 pessoas idosas participaram nestas iniciativas, que resultaram em conclusões interessantes sobre o nível de conhecimento e as necessidades em saúde desta faixa etária, contribuindo para uma melhor adaptação das intervenções de saúde pública na região.

O objetivo destas “Miniassembleias da Saúde” é debater questões de saúde e de bem-estar com a matriz da literacia em saúde, isto é, incidindo nas dimensões do acesso, compreensão e uso dos recursos de saúde, navegabilidade no sistema, tomada de decisões em saúde no continuum da vida e bem-estar destas populações aqui representadas.


 

 

17 de Outubro — Sessão sobre tabagismo

Prof. Filipa Pinto Nunes

Terapeuta Inês Ribeiro

É um prazer colaborar neste Programa Regional de Literacia em saúde nos Açores implementado pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Tabagismo e Movimento foi a sessão do dia 17 de Outubro.

Obrigada, Professora Cristina Vaz de Almeida e Fisioterapeuta Inês Ribeiro, e a toda a fantástica equipa da SPLS e à equipa da Secretaria Regional da saúde que nos acompanharam. Foram 2 sessões muito gratificantes, com partilha de histórias, emoções e experiências no âmbito da mudança de comportamentos em saúde.

Professora Filipa Pinto Nunes

Galeria de Vídeos

 

24 de outubro — Nutrição ao Ritmo da Vida: Alimentação Saudável para a Melhor Idade 

Mestre Ana Veiga

Mestre Ana Cristina Veiga

A promoção da literacia em saúde é essencial para aumentar a autonomia e a qualidade de vida dos cidadãos seniores, contribuindo para o bem-estar e a redução de riscos associados ao envelhecimento. A intervenção, promovida pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, tem um papel importante na Região Autónoma dos Açores, onde a população idosa pode enfrentar barreiras no acesso a informações de saúde.

Durante a minha intervenção nestas instituições, tive a oportunidade de observar e interagir com um grupo diversificado de idosos açorianos, o que me proporcionou uma nova perspetiva sobre suas vivências e tradições. O que mais me impressionou foi a força da cultura alimentar na vida cotidiana desses idosos. A alimentação não é apenas uma questão de nutrição, mas uma prática profundamente enraizada em tradições familiares e comunitárias.

 

25, 26 e 28 de Outubro — Psicologia Positiva e Saúde Global 

Professora Doutora Helena Águeda Marujo

Professora Doutora Sara Ascenso

É um privilégio extraordinário ser parte deste projeto. Obrigada pelo honroso convite, a todos os promotores e parceiros, a todos e todas as magnificas particioantes, à colega Sara Ascenso pela qualidade sensibilidade e rigor, à Presidente da SPLS pela visão e acção num domínio de saúde pública tão relevante e urgente. Tem sido uma experiência muito marcante, e tudo estamos a fazer para estar à altura do projeto e deixar os melhores frutos.

Professora Doutora Helena Águeda Marujo

 

Impossível fazer caber em palavras a beleza da experiência do passado final de semana, nas sessões de Saúde Global e Psicologia Positiva na ilha Terceira, parte do Programa Regional de Literacia em Saúde da Região Autónoma dos Açores promovido pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde em parceria com o Governo Regional. Mais um momento em que senti uma satisfação imensa por ter escolhido ser psicóloga. A canção “Os Bravos”, composta na e sobre a ilha, e que fez parte desta experiência, ajuda-me na tarefa de tentar descrever o que vivemos.

É uma canção tradicional em 4 estrofes, e 4 foram as sessões que desenvolvemos. A melodia tem um âmbito de 8ª Perfeita [Lá 2 – Lá 3], é simples e maioritariamente composta por notas muito próximas umas das outras, formando intervalos de 2as e 3as. Os afectos, a confiança e o clima de segurança e partilha que se gerou entre todos os envolvidos (utentes, cuidadores, auxiliares, formadoras), surgem como os pilares desta experiência.

A base harmónica da canção, vive da alternância dos acordes de ré menor e lá maior, fazendo lembrar também o misto de partilhas dolorosas, lágrimas, riso, amor, humor, gratidão e alegria que testemunhámos. A melodia está escrita no compasso 2/4, binário. Simples e puro, num andamento moderado e tranquilo. Também assim sentimos o tempo nesta experiência.

É uma canção que convida a vários instrumentos. A diferença de sonoridades enriquecem timbricamente o todo. O mesmo com os grupos que tivemos nas sessões, com a variedade de experiências de vida tocantes que trouxeram enquanto pensávamos juntos sobre os passos a tomar para uma vida com (mais) bem-estar.

O começo da melodia é no 1º grau da escala e o final no seu 5º grau, o que musicalmente faz tornar apetecível a sua repetição. As sessões foram o ponto de partida para novos hábitos, escolhas e maneiras de ver a vida, numa cadência inconclusiva que anuncia mudança. Esta foi visível mesmo de uma sessão para a outra. É o nosso desejo que assim continue, nestas “Ilhas de Bruma” que no meio dos desafios (e são muitos!), têm “verde, tanto verde a indicar-nos a esperança”.

Gratidão à Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, Dr. João Sarmento, Dr. Pedro Pais e Dra. Mónica Seidi pela confiança, ao Dr. Dário Rocha e à Dra. Sofia Morais, Renato Garcia e todos os que tornaram esta iniciativa possível e ainda ao Terceira Mar Hotel e Marta Sousa Pires pela hospitalidade.

Estas sessões de saúde mental positiva foram desenvolvidas a 4 mãos e por isso, um agradecimento especial à minha amiga-colega Helena Marujo. Foi particularmente comovente estar de mãos dadas neste projeto com quem, há 20 anos atrás, no primeiro módulo de Psicologia Positiva a existir numa universidade Portuguesa, semeou em mim o fascínio por esta ciência, e o tem regado, de diferentes formas, desde então.

Professora Doutora Sara Ascenso


Galeria de Vídeos

 

19, 20 2 21 de novembro — Aplicação de questionários sobre tabagismo, alimentação e bem-estar

Meste Maria Teresa Flor de Lima

Mestre Maria Teresa Flor de Lima

As estratégias foram reformuladas de acordo com os utentes. Privilegiámos os contactos personalizados ou em pequenos grupos, com interações adaptadas a cada questão. Foram mutuamente enriquecedores!

18 de dezembro — Apresentação de resultados


 

 

PARCEIROS:

A SPLS agradece e destaca o grupo BENSAUDE HOTELS pela oferta das estadias para a equipa SPLS durante a implementação da 1.ª fase do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde na Região Autónoma dos Açores.

 

PARA RELEMBRAR:

SPLS assina protocolo de cooperação com a Secretaria Regional da Saúde e Desporto dos Açores e ANESC

A Secretária Regional da Saúde e Desporto dos Açores, Mónica Seidi, assinou um protocolo de Cooperação entre a Secretaria, a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e a Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe (ANESC), a 28 de setembro de 2023 — leia aqui mais informações.

 

SPLS apresentou primeiro Manual de Literacia em Saúde nos Açores

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) apresentou o primeiro Manual de Literacia em Saúde nos Açores, numa cerimónia que conta a presença da Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi. A apresentação aconteceu a 29 de setembro de 2023, na Capela do Solar de Nossa Senhora dos Remédios, na ilha Terceira.