SPLS e Associação Vidas Reais, Causas Reais assinam protocolo para prevenção do cancro do testículo
A Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Prof. Doutora Cristina Vaz de Almeida, e o Presidente da Associação Vidas Reais, Causas Reais (AVRCR), João da Silva, assinaram, a 4 de fevereiro de 2024, um protocolo de cooperação com vista a promover a sensibilização para as questões de literacia em saúde e, especificamente, para o cancro do testículo.
A AVRCR é a associação que tem entre as suas atribuições trabalhar por um mundo mais esclarecido, mais honesto, mais justo, mais tolerante, mais compreensivo e mais empático. Um mundo de esperança e de respeito por todos os seres vivos.
Esta associação, que agora faz parceria com a SPLS, pretende, através das suas ações (orais, escritas, presenciais e online), identificar, alertar, sensibilizar e promover o debate, sem filtros ou máscaras, sobre situações de vulnerabilidade, tanto social como emocional, decorrentes do dia a dia de pessoas reais.
Neste âmbito, serão desenvolvidas, entre os dois parceiros, ações conducentes aumentar a literacia em saúde da população, nomeadamente, no contexto da campanha de sensibilização para o cancro do testículo, atualmente em realização.
Para a presidente da SPLS, abordar esta questão ainda traz algum embaraço por parte de muitas pessoas. E por, isso “é preciso normalizar esta ação através de rastreios regulares, para que seja um tema falado e, sobretudo, compreendido e promotor de mais ação preventiva. Por isso é muito positiva esta união com a Associação Vidas Reais, Causas Reais (AVRCR) e com a capacidade do seu presidente, João da Silva, disseminar a mensagem”.
“A parceria entre a Associação Vidas Reais, Causas Reais e a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde é um passo significativo na disseminação de informações cruciais sobre o cancro do testículo e na erradicação do tabu sobre este tema”, explica o Presidente desta associação, João da Silva. “Esta feliz união de esforços entre a AVRCR e a SPLS fortalece o nosso compromisso de sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância do autoexame testicular para a detecção precoce do cancro do testículo”.