SPLS e ANEEB juntas em parceira para uma ciência biomédica que contribua para humanizar a tecnologia

Data Evento

9 de Abril, 2024    
Todo o dia

SPLS e ANEEB juntas em parceira para uma ciência biomédica que contribua para humanizar a tecnologia

Assista à entrega de prémios!

Conheça os vencedores do Desafio Biomédico esta terça-feira, 9 de abril! Os dois vencedores do concurso serão conhecidos às 21h00, numa sessão online.

Cada um dos vencedores receberá um prémio de 500€ patrocinado pela Saúde Sul.

Junte-se a nós via zoom: https://us06web.zoom.us/j/84081206957


Júri do concurso da SPLS e ANEEB vai reunir para escolher vencedores

Depois da abertura do concurso, a SPLS e a ANEEB já confirmaram que vão reunir para escolher os dois vencedores. O desafio biomédico é criar uma solução direcionada a melhoria da conexão social e participação das pessoas idosas nas suas comunidades.

O júri do concurso é composto por:

  • Presidente do júri: Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS;
  • Dra. Joana Paula, diretora-geral da Saúde Sul;
  • Dra. Patrícia Batista, Professora da UCP;
  • Terapeuta Mariana Fonseca, Vice-Presidente da SPLS;
  • Dr. Teófilo Sousa;
  • Renata Salvador, Presidente da ANEEB. 

Os prémios para este concurso, que arrancou a 2 março de 2024, são de 500 euros para dois vencedores (individuais ou em grupo).

Foi muito interessante objectivar o empenho e criatividade dos estudantes na criação de possíveis projectos para melhorar a inclusão e acessibilidade dos nossos adultos mais velhos com cancro na nossa sociedade. Ter sido orientador dos pensamentos e das necessidades em cada projecto desafiou-me a encontrar caminhos nunca antes navegados e pensar em equipa multidisciplinar com o conhecimento oferecido pelos futuros Engenheiros Biomédicos. Parabéns à Comissão Organizadora, e agradeço à Luísa Maria o convite. Em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

Médico oncologista Dr. Filipe Coutinho.

Para responder que aos atuais desafios que enfrentamos com o envelhecimento da população, é necessário encontrar novas soluções, através da tecnologia e da articulação de diversos intervenientes na comunidade.

O trabalho de equipa e uma visão abrangente poderão fazer a diferença na vida dos idosos que se encontram isolados.
Assim, a articulação entre a Medicina, a Engenharia Biomédica e a comunidade é essencial para obter mais ganhos em saúde.

Por esse motivo a Saúde Sul decidiu ajudar na investigação e premiar o melhor projeto dos estudantes de Engenharia Biomédica, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

Dra. Joana Paula, Diretora-Geral da Saúde Sul.

Para mim, enquanto mentor e elemento do Júri, foi uma honra imensa participar nestas experiências que foram tão enriquecedoras, sobretudo porque se trataram de experiências em que todos os participantes tiveram o oportunidade de colocar em prática a sua criatividade e inovação o com vista à resolução de problemas dirigidos a uma população tão especial, os idosos e suas comunidades.

Poder ter contribuído para desafiar formas de pensar e projetar soluções, juntamente com os futuros Engº Biomédicos, que têm como finalidade melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo a conexão social dos mais idosos, foi sem dúvida uma oportunidade única.

Dr. Teófilo Sousa.


SPLS e ANEEB firmam parceria e lançam concurso aos estudantes de Engenharia Biomédica

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e a Associação De Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB) assinaram um protocolo de colaboração a 24 de fevereiro de 2024. Um dos objetivos visa o desenvolvimento de estratégias, produtos e  soluções direcionadas à melhoria da conexão social e participação das pessoas idosas nas suas comunidades.

“Queremos juntar a literacia em saúde à ciência biomédica com efeitos diretos nos problemas sociais”, explica a Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida. Neste âmbito, é lançado um Desafio Biomédico desenvolvido em parceria entre a SPLS e a ANEEB.

O desafio, agora estruturado em concurso e visa a criação, pelos jovens estudantes de engenharia biomédica, de uma proposta exequível que tenha impacto positivo na vida das pessoas mais velhas, sobretudo as mais sós. A intervenção visa contribuir para apoiar e solucionar parte do problema das pessoas que vivem sozinhas, sobretudo a população com mais idade.

Portugal tem 520 mil idosos a viver sós. Destes, mais de 40% sente-se só ou muito só (Pordata, 2023). Muitas vezes, estas pessoas, além da falta de rede de apoio, não saem de suas casas, ou em circunstâncias muito limitadas (consultas e compras de alimentação e medicação).

Neste sentido, é urgente, que na interação entre a pessoa e a tecnologia, se possa investir em soluções que tratem este problema social. Daqui a 20 anos, provavelmente em Portugal haverá pelo menos em cada quatro pessoas, uma pessoa com mais de 65 anos.

Para a Presidente da SPLS, “a parceria estratégica estabelecida agora entre estas duas entidades, uma sociedade científica e a outra estudantes das ciências biomédicas, visa promover uma cultura de inovação aberta e um ecossistema multidisciplinar que envolva estes estudantes universitários na solução de desafios reais, na evidência da necessidade de uma melhor literacia em saúde no acesso aos recursos promotores de saúde (não apenas os de saúde, mas o que promovem a saúde e bem-estar), e na promoção de um mundo tecnológico humanizado, orientado para os problemas do envelhecimento e da conexão social”.

Pela Engenharia Biomédica, comprometemo-nos a contribuir ativamente para os objetivos da SPLS, promovendo a educação e sensibilização em saúde”, diz a Presidente da ANEEB, Renata Fernandes. “Esta parceria visa melhorar a qualidade de vida das pessoas e impulsionar avanços significativos na interseção entre saúde e engenharia. Estamos ansiosos para colaborar de forma produtiva e construtiva com a SPLS, unindo esforços para alcançar objetivos comuns e impactar positivamente as comunidades que servimos. Ao estabelecer esta parceria, a ANEEB reafirma o seu compromisso com a promoção da literacia em saúde e o avanço contínuo da Engenharia Biomédica em prol do bem-estar geral”.

Os prémios para este concurso, que arranca a 2 março de 2024, são de 500 euros para dois vencedores (individuais ou em grupo), que serão atribuídos no dia 26 de março, data simbólica da tomada de posse da SPLS (março de 2022).