SPLS e parceiros: intervenções em escolas
Agrupamento de Escolas das Laranjeiras — 20 de março de 2024
A Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, a Vice-Presidente da Comissão de Ética da SPLS, Enf. Doutora Tânia Morgado, e a Presidente do Conselho Fiscal da SPLS, Enf. Ana Veiga, participaram na Feira da Saúde do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras.
O evento aconteceu no dia 20 de março. As conferências focaram-se na saúde mental na adolescência.
Programa
Semana da Feira da Saúde | 20 março 2024 | Escola D. Pedro V | 9h45 – 11h45
Organização: Professores do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
9:45 — Abertura do evento – Direção da Escola D. Pedro V e do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
10h00 — Sofia Nunes, Aluna (TAS – Técnico Auxiliar de Saúde) Apresentação do trabalho – Inquérito sobre Saúde Mental
10h10 — “AUTO PERCEÇÃO DE SAÚDE MENTAL E LITERACIA EM SAÚDE MENTAL SOBRE DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES: Resultados descritivos de uma amostra de estudantes do ensino secundário regular e profissional. Apresentado pelo autor do estudo, Professor Doutor Amorim Rosa
10h50 — Professora Doutora Cristina Almeida. Conferência sobre Literacia em Saúde Mental
11h10 — Enfermeira Doutora Tânia Morgado | A Depressão em Adolescentes| a importância destes estudos para o interesse público
Debate sobre o estudo “A importância destes estudos para o interesse público”
11:40 — Encerramento
Escola António Damásio, nos Olivais — 27 de fevereiro de 2024
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), a Direção-Geral da Educação (DGE), a associação Vidas Reais, Causas Reais, a MOG e a Clips do Coração, assim como médicos ginecologistas, oncologistas, organizaram um evento escolar dedicado ao tema do cancro nos testículos e o cancro do colo do útero.
O encontro aconteceu a 27 de fevereiro, entre as 15h e as 17h, na Escola Secundária António Damásio nos Olivais, em Lisboa. Nesta sessão, foram abordados vários temas numa perspetiva de literacia em saúde, de uma forma acessível e clara.
A Dra. Mariana Beja, o Dr. João Milhano e a Dra. Cristina Costa fizeram uma apresentação sobre o Vírus do Papiloma Humano, prevenção (incluindo vacinação) e rastreio do cancro do colo do útero.
Para a Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, “este evento realça a importância de fazer chegar a literacia em saúde às camadas mais jovens, falando de temas importantes que ajudem a população mais nova a conhecer e a detetar, desde cedo, sintomas e causas destes cancros”.
“No âmbito do domínio da Saúde da Estratégia de Educação para a Cidadania, esta ação destaca-se pela sua importância na prevenção e literacia dos nossos jovens relativamente à sua saúde”, refere a Dra. Dina Paulino, da DGE.
Destaca-se se ainda a intervenção da Décilo Bailando, do projeto da SPLS “É Preciso Ser Diferente”.
Programa completo
Local: Escola Secundária ANTÓNIO DAMÁSIO. OLIVAISData: 27 de fevereiro de 2024Horário: 15:00 – 17:00Uma parceria entre a Direção-Geral de Educação, Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Associação Vidas Reais, Causas Reais , Clips do Coração, MOG Associação Movimento Oncológico Ginecológico e Decilo Bailando, com o Conselheiro para a área Oncológica, Dr. Vasco Fonseca. Tema: CANCRO NOS TESTíCULOS & CANCRO DO COLO DO ÚTERO
15h — Abertura
- Direção AE Santa Maria dos Olivais
- Direção Geral de Educação
- Associação Vidas Reais, Causas Reais
- Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde
15h15 — VÍDEO “E quem já teve já teve cancro nos testículos? O que aconteceu?”
15h20 — PALESTRA — CANCRO NO TESTÍCULO & CAMPANHA “APALPA-OS”
- João da Silva, presidente da Ass.Vidas Reais, Causas Reais
15h40 — VÍDEO “Testemunho de quem já teve cancro. O que fazemos?”
- Clips do Coração & MOG
15h45 — PALESTRA — CANCRO DO COLO DO ÚTERO
- Dra. Cristina Costa – Médica, Coordenadora
- Dra. Maria Beja – Médica Ginecologia/Obstetrícia
- Dr. João Milhano – Médico Ginecologia/Obstetrícia
16h10 — DEBATE
- Participação dos alunos. Perguntas e Respostas
16h20 — A arte descomprime e faz compreender
- Decilo Bailando
- Tango Terapêutico
16h30 — 2.ª SESSÃO
18h — ENCERRAMENTO
O evento vai contar com 4 turmas do Secundário em cada uma das sessões, num total de cerca de 200 alunos. Foram também convidadas pela DGE para estarem presentes a Diretora do Agrupamento de Escolas, a Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde e a Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania.
Clips do Coração
Chamo-me Eliana e sou a fundadora do projeto Clips do Coração. É um projeto que associa a Enfermagem, a Literacia em Saúde e as crianças, jovens e famílias, promovendo a aquisição, manutenção e consolidação de comportamentos de saúde e bem-estar.
Há dois anos, tive um diagnóstico de cancro – um linfoma (um cancro do sangue) muito agressivo – e tive de passar por um processo de tratamentos, de alteração da auto-imagem e da minha energia, mas mantive sempre o foco na cura e estou aqui. No caso do meu cancro, havia pouco para o evitar, porque é uma alteração genética que aparece a determinado momento da vida.
Gostava de passar a ideia que, atualmente, cancro já não significa necessariamente morte, pelo que quanto mais cedo for detetado, mais probabilidades de sucesso existem. E para isso, os rastreios de cancro são fundamentais!
Nas mulheres dois dos cancros mais comuns são o da mama e do colo do útero. Para este último, existe como prevenção a vacina que está contemplada no Programa Nacional de Vacinação – vacina contra infeções por Papilomavírus Humano (HPV), transmitido por via sexual. Em relação ao cancro da mama, é muito importante o fator genético, mas também os cuidados em relação à nossa alimentação e estilo de vida.
O slogan do meu projeto é “Somos aquilo que guardamos em nós”, ou seja, com clips podemos guardar muitas coisas no nosso coração e na nossa vida. Guardamos experiências, palavras, brincadeiras, gestos, conhecimentos e tantas outras coisas, que nos permitem tomar as melhores decisões em relação à nossa saúde e bem-estar. Somos responsáveis pelo que guardamos e pelo que permitimos que os outros guardem, por isso, guardar ações que nos permitam detetar precocemente doenças, é acima de tudo, um dever para connosco e para com os outros.
O que vos quero transmitir hoje, é que devem conhecer o vosso corpo e estar atentos aos sinais que ele vos dá, adotando comportamentos saudáveis. Guardem coisas boas, para que possam ser adultos saudáveis. Ajudem os vossos amigos a guardá-las também, para que juntos possam continuar a viver esta aventura maravilhosa que é a vida.
Eliana Rocha, fundadora do projeto Clips do Coração
MOG
É muito importante alertar os jovens e passar-lhes informação sobre o cancro do colo do útero e o HPV, que é a principal causa deste cancro. A vacinação contra o HPV já está incluída no Programa Nacional de Vacinação, para raparigas e rapazes. E se todos os jovens forem vacinados, conseguir-se-á travar a transmissão do vírus e assim erradicar o cancro do colo do útero, como prevê a Organização Mundial da Saúde.
Cláudia Fraga, presidente da Associação MOG — Movimento Oncológico Ginecológico