
Enf. Deolinda Pinto, sócia da SPLS, cria ebook sobre literacia em saúde. Aceda aqui
A enfermeira Deolinda Pinto, sócia da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), criou um ebook para promover as boas práticas de saúde dentro do contexto da literacia em saúde infantil. O livro chama-se “Os 5 Porquês no caminho da Literacia em Saúde” pode ser encontrado aqui.
A Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, foi convidada para escrever o prefácio da obra.
Entrevista à Enf. Deolinda Pinto
Por que razão surge este livro?
Por acreditar que as crianças têm uma capacidade única de absorver informações e influenciar positivamente os que estão ao seu redor, criei o eBook promovendo as boas práticas de saúde dentro do contexto da literacia em saúde infantil.
A quem é destinado?
Este eBook destina-se a oferecer explicações claras e acessíveis, ajudando a construir um horizonte de compreensão e consciência em saúde desde a infância. Acredito que ao educarmos e capacitarmos as crianças, estamos a moldar um futuro mais saudável e consciente para todos.
Qual o seu sentimento depois desta bela obra realizada?
Como enfermeira e especialista em literacia em saúde, sinto-me satisfeita por poder contribuir para um movimento que transcende idades e estende-se a toda a comunidade. Ao criar este eBook, reconheço a grande influência que as crianças têm na disseminação de hábitos saudáveis. No entanto, também reconheço que a promoção da saúde é uma responsabilidade coletiva. Ao compartilhar o meu conhecimento, almejo não apenas capacitar as crianças, mas também inspirar adultos a adotar práticas saudáveis.
Onde vai ser distribuído?
Através das tecnologias de informação na era digital pretendo disseminar este eBook e os seus princípios de boas práticas em saúde de forma abrangente e acessível. Além disso, partilhar com as escolas, integrando este recurso no currículo de cidadania. Ao unir esforços com as escolas, pretendo não apenas educar as crianças sobre boas práticas de saúde, mas também promover uma compreensão mais profunda do papel de cada um na construção de uma comunidade mais saudável e informada.