Retrospetiva do mandato 2019-2024 no Parlamento Europeu, por Vasco Mendes

Data Evento

28 de Julho, 2024    
Todo o dia

Retrospetiva do mandato 2019-2024 no Parlamento Europeu, por Vasco Mendes

O mandato 2019-2024 no Parlamento Europeu foi marcado pela resposta à pandemia COVID-19 da qual destaco 3 graves consequências:

– a degradação da saúde mental, principalmente nos mais jovens;

– ⁠a comunicação em saúde, por vezes ineficaz ou contraditória;

– ⁠os sistemas digitais de saúde isolados e não interoperacionais.

Tive a honra de trabalhar com a Deputada jovem Sara Cerdas e negociar ficheiros importantes, onde:

– fizemos um relatório de iniciativa a primeira resolução do Parlamento Europeu sobre saúde mental pedindo mais financiamento para, prevenção, diagnóstico precoce e novas terapias na área da saúde mental;

– ⁠coordenamos a Comissão Especial da COVID-19 onde reavaliamos todos os seus acontecimentos e destacamos a importância da literacia em saúde e a boa comunicação das autoridades de saúde, apelando a uma coordenação europeia;

– ⁠negociamos um regulamento revolucionário e sem precedentes que tornará os sistemas de registos de saúde electrónicos interoperacionais e permitirá os cuidados além fronteiras, independentemente do prestador público, privado ou social.

Saio com sentido de dever cumprido e com muita satisfação do envolvimento e proatividade da sociedade civil portuguesa através de iniciativas como as da Dra. Cristina Vaz de Almeida que envolve os jovens e lhe dá um propósito como aquele que merecem, na sociedade a que pertencem.

 

Vasco Mendes é um dos autores do ebook “Opções dos jovens para a saúde. A voz dos jovens dirigentes”

Vasco Mendes é um dos autores do ebook “Opções dos jovens para a saúde. A voz dos jovens dirigentes”, fruto do encontro que reuniu diversos jovens líderes para discutir a saúde em Portugal.

 

O livro pode ser consultado aqui.

 

Vasco Mendes foi um dos participantes do do debate sobre as opções dos jovens para a saúde

No passado dia 4 de maio de 2023, a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde reuniu estudantes de medicina, enfermagem, psicologia e nutrição para debaterem as opções dos jovens para a saúde em Portugal e jovens médicos, fisioterapeutas e farmacêuticos dão a sua perspetiva sobre o sistema de saúde do país.

A conferência decorreu no Auditório António de Almeida Santos, da Assembleia da República, estando a sessão de abertura a cargo da presidente da direção da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, e do presidente da mesa da assembleia geral, Rui Nogueira, do deputado e presidente da Comissão da Saúde na Assembleia da República, António Alberto Maló de Abreu e de Miguel Arriaga, da Direção Geral da Saúde.

O antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, fez uma reflexão sobre as Opções para a Saúde em Portugal, a que se seguirá um  painel que tem como título “Os jovens universitários”.

Vasco Cremon de Lemos, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), um desses jovens, traçou-nos a “perspetiva dos estudantes de medicina em Portugal — problemas e caminhos de solução;  Sérgio Alves, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (ANEP) trouxe a perspetiva dos jovens psicólogos, Leonor Quelhas Pinto, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) a dos jovens nutricionistas e Mariana Eloi, presidente da Federação Nacional de Associação de Estudantes de Enfermagem, falou dos problemas da enfermagem e aponta possíveis soluções.

O segundo painel visou os jovens profissionais e teve como pano de fundo refletir sobre as Opções para a Saúde em Portugal, tarefa a cargo de Rui Portugal, subdiretor da DGS, e do deputado Pedro Melo Lopes.

Os problemas que enfrentam os jovens farmacêuticos e possíveis caminhos de solução fotam abordados pelo representante da direção da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos, Lucas Chambel. Beatriz Oliveira, presidente da Associação Nacional de Jovens na Fisioterapia, analisou o tema à luz dos jovens farmacêuticos e António Marques Pinto, presidente da Associação de Jovens Médicos de Portugal, da dos jovens médicos.

Vasco Mendes, médico e assessor parlamentar no Parlamento Europeu, deu-nos a visão da Europa sobre os jovens e a saúde.

O deputado Ricardo Batista Leite, do PSD, junta-se à direção da SPLS para a sessão de encerramento.

Reveja o programa do evento aqui.