Registo Eletrónico Único e Integração de Cuidados discutidos no ICBAS

Data Evento

19 de Julho, 2023    
17:00 - 19:30

A apresentação do Manual de Literacia em Saúde no Porto, decorrida no passado dia 19 de julho, contou com convidados de excelência nos debates sobre o Registo Eletrónico Único e a Integração dos Cuidados. Relembre o programa aqui.

Na sessão de abertura contamos com a hospitalidade do Prof Doutor Henrique Cyrne Carvalho, presidente do ICBAS, com os muito pertinentes contributos de alguns autores do Manual de Literacia em Saúde, Dr. Rui Nogueira, Doutora Ivone Silva e mestre Susana Ramos, com a visão da Dr. Rita Annes, editora da Pactor e terminámos com os discursos das coordenadoras do Manual, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida e Professora Doutora Isabel Fragoeiro.

Antes do inicio dos debates, assistimos a um tocante momento musical pelo Violinista e estudante de medicina António Milheiro da Costa.

No primeiro painel, moderado pelo Dr. Rui Nogueira, debateu-se o registo eletrónico único, com os irrepreensíveis contributos do Professor Doutor Henrique Martins e da Dra. Rita Veloso, destacando-se o retrocesso na transformação digital que se verificou após a pandemia COVID-19, os desafios na implementação do Registo Eletrónico Único devido às heterogeneidades de sistemas, o papel central da literacia em saúde dos doentes e profissionais de saúde, e a urgência em contratar os melhores recursos humanos da área tecnológica para a saúde.

O segundo painel, dedicado à integração de cuidados, foi moderado pela Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, onde participaram os ilustres Professor Doutor Luis Barreto Campos  e Professor Doutor José Mendes Nunes. O debate alertou para a importância do trabalho em equipa e da comunicação em saúde entre os diferentes atores, a extrema complexidade das instituições de saúde que dificulta o acesso, mesmo aos cidadãos com maiores níveis de literacia em saúde. Falou-se, ainda, da necessidade de integrar no Serviço Nacional de Saúde muitos outros profissionais de saúde, como por exemplo psicólogos, nutricionistas, optometristas, fisioterapeutas, entre outros. Terminou-se com a preocupação com os internamentos sociais e o papel da segurança social nestes casos.

Veja alguns dos momentos deste evento aqui: