Intervenções para a igualdade, equidade e responsabilidade social

Data Evento

31 de Maio, 2024    
Todo o dia

Intervenções para a igualdade, equidade e responsabilidade social

 

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) reconhece a importância da defesa incondicional da igualdade de género, respeitando a diferença e tratando com equidade cada caso.

A SPLS defende uma sociedade onde homens e mulheres gozam das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas. Devem também beneficiar das mesmas condições:

  • No acesso à educação;
  • Nas oportunidades no trabalho e na carreira profissional;
  • No acesso à saúde;
  • No acesso ao poder e influência.

A composição dos seus sócios demonstra um predomínio do género feminino (80% mulheres), o que também revela a taxa de feminização da área da saúde.


Como promover um ambiente justo?


A OMS lançou a Carta dos Direitos de Segurança do Paciente para apoiar o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021–2030

Pode ser visto aqui.


Organização das Nações Unidas

O nosso mundo de 8 mil milhões de pessoas apresenta uma janela de oportunidade única para capacitar mulheres e raparigas em toda a sua diversidade – e para criar um mundo de oportunidades iguais, garantindo que todos possam exercer os seus direitos e escolhas e realizar todo o seu potencial (Equity Alliance 2030).

Um conjunto substancial de evidências sugere que a conceção e o desenvolvimento de soluções científicas, tecnológicas e financeiras carecem frequentemente de equidade de género em todos os setores, incluindo nos cuidados de saúde, no bem-estar e na educação.

A falta de inclusão das mulheres resulta em produtos cegos ao género e numa lacuna nas soluções centradas nas mulheres.

Num mundo onde a tecnologia e a ciência têm o poder de moldar o nosso futuro, devemos garantir que as mulheres e as raparigas em toda a sua diversidade não sejam apenas estatisticamente visíveis, mas também sejam ativamente incluídas na conceção e desenvolvimento de soluções.

Um futuro equitativo só poderá ser alcançado se os avanços na ciência e na tecnologia incluírem e atenderem às necessidades de todos (Equity Alliance 2030).

A avaliação efetuada pelas Nações Unidas (UNFPA) anunciam que as áreas da Ciência, da Tecnologia e do Financiamento, entre outras, devem assumir uma maior reflexão no campo da igualdade de género. Disponível aqui: https://www.unfpa.org/equity-2030-alliance

 

 

A Equity 2030 Alliance procura acelerar ações para normalizar a equidade de género* na ciência e tecnologia, introduzindo argumentos e estratégias baseadas em dados.

Acreditamos que as nossas ações conjuntas conduzirão a um futuro inclusivo, sustentável e equitativo de género, onde as vozes das mulheres e das raparigas serão ouvidas, as suas necessidades serão satisfeitas e o seu potencial será realizado.

CONSULTAR A CHECKLIST DE AVALIAÇÃO INCLUSIVA  DE PESSOAS, EVIDÊNCIAS E PROCESSOS AQUI.