Professora Sara Ascenso é a nova Conselheira da SPLS

Data Evento

30 de Maio, 2024    
Todo o dia

Professora Sara Ascenso é a nova Conselheira da SPLS

A Professora Sara Ascenso é Conselheira da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) para os domínios da arte aplicada à saúde.

“A SPLS está muito orgulhosa por a Professora Sara Ascenso, uma referência internacional na arte aplicada a saúde, ter aceite o convite de fazer parte da vida desta sociedade científica como Conselheira. Parabenizo este momento tão especial que nos fortalecerá os nossos projetos ligados a arte como fonte de saúde e de bem-estar. Seja muito bem-vinda. Professora Sara Ascenso”, diz a presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida.

“É uma enorme alegria integrar a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde como conselheira. Muito grata pela oportunidade de colaborar com esta equipa fantástica, cujo trabalho admiro profundamente. Obrigada, Cristina Vaz de Almeida, pelo incentivo e palavras generosas”, refere a Professora Sara Ascenso.

 

Quem é Sara Ascenso?

Sara Ascenso é Psicóloga Clinica, professora associada no Royal Northern College of Music (RNCM), Manchester, onde é, desde 2019, a primeira professora de saúde e bem-estar a fazer parte do quadro permanente nos cursos superiores de música no Reino Unido. Faz ainda parte do board do NHS Greater Manchester Universities Student Mental Health Service, um modelo pioneiro de promoção de saúde mental nas universidades.

Junta à sua formação em psicologia, uma licenciatura em música (piano) e um mestrado e doutoramento focados na saúde mental na área das artes, integrando a psicologia positiva e a psicologia da saúde ocupacional no estudo de uma população muito pouco representada na literatura: os músicos de formação clássica.

Está ainda envolvida em investigação em artes e saúde, com um foco em populações multi-desafiadas. Projetos recentes incluem a avaliação de iniciativas de bem-estar pelas artes em prisões e com grupos de refugiados. É investigadora do Centre for Music Performance Research (RNCM) onde supervisiona estudantes de mestrado e doutoramento. É professora convidada no Royal College of Music, no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance e na Academia Nacional Superior de Orquestra e integra o corpo docente da pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada no ISCSP.