Professora Rita Espanha é Membro Honorário da SPLS

Data Evento

1 de Março, 2024    
Todo o dia

Professora Rita Espanha é Membro Honorário da SPLS

A Professora Doutora Rita Espanha foi a primeira membro honorário da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), desde 2022.

 

 

  • Porque aderiu à SPLS através do convite como Membro Honorário?

A criação da SPLS foi (é) uma iniciativa muito relevante, em particular para dar visibilidade pública à importância da literacia em saúde para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos. Foi com muito gosto que recebi o gentil convite para membro honorário da direção da SPLS, e também com muito gosto que aceitei imediatamente.

  • O que é preciso fazer pela melhor literacia em saúde dos cidadãos?

O aspeto mais importante é, e será sempre, contribuir para um aumento da literacia em geral dos cidadãos e dos seus níveis de qualificações. Uma maior ligação entre os profissionais de saúde e os cidadãos é outro aspeto muito relevante, pois todos os estudos apontam para o facto de que é nos profissionais de saúde que os cidadãos mais confiam. A disponibilização de informação sobre saúde em canais credíveis, acessíveis e de linguagem clara é também algo que favorece o aumento dos níveis de literacia em saúde.

Mas temos ainda de considerar outro aspeto muito relevante e que diz respeito à complexidade da organização do próprio sistema de saúde, SNS e todo o sistema privado e social. O desconhecimento generalizado da população sobre como funciona e como utilizar de forma coerente o sistema de saúde é um dos aspetos que mais contribui para uma má utilização desse mesmo sistema. Também é um indicador de baixo nível de literacia em saúde. Há muito trabalho pela frente.

 

Sendo uma referência nacional na avaliação do nível de literacia em saúde em Portugal (FCG, 2016), a Professora Rita Espanha tem tido uma capacidade muito interventiva no domínio da literacia em saúde digital. O seu reconhecimento como investigadora e o seu contributo para a ciência da literacia em saúde em Portugal é indelével. Foi a primeira pessoa que convidámos como membro honorário (início de 2022) e cumpre-nos agora dar-lhe o devido destaque. Muito obrigada por se ter unido neste projeto da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde onde os seus conhecimentos e intervenções são deveras importantes.

Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS