Professor Adalberto Campos Fernandes é Membro Honorário da SPLS

Data Evento

1 de Março, 2024    
Todo o dia

Professor Adalberto Campos Fernandes é Membro Honorário da SPLS

Em 2024, o Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes passa a fazer parte dos membros honorários da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS).

“É para mim uma honra e um grato privilégio aceder ao convite formulado pela Sociedade Portuguesa de Literacia (SPLS) em Saúde na pessoa da Professora Cristina Vaz de Almeida. A literacia em saúde desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, na prevenção da doença, na tomada de decisões informadas bem como na indispensável e premente redução das desigualdades em saúde. Estou certo da enorme relevância do contributo da SPLS para o desenvolvimento e aprofundamento da participação dos cidadãos nas questões relativas à saúde no seu perímetro mais alargado de intervenção. A SPLS representa indubitavelmente um instrumento de afirmação de uma consciência coletiva reforçada com base na investigação e na difusão da melhor evidência”, diz o Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes. 
A aceitação do Ilustre Professor Adalberto Campos Fernandes como Membro Honorário da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde é um enorme privilégio. Traz-nos uma enorme alegria, responsabilidade e relevância. O papel indelével do Professor Adalberto Campos Fernandes na Literacia em Saúde é reconhecido por todos: foi ele o que, como Ministro da Saúde (2016), compreendeu, incentivou e permitiu a implementação legal da literacia em saúde na ordem jurídica portuguesa, através dos despachos Despacho n.º 3618-A/2016 e o Despacho n.º 6429/2017, que integra os programas de «Educação para a saúde, literacia e autocuidados» e «Prevenção e gestão da doença crónica» num único programa que passa a ser designado por programa de «Literacia em saúde e integração de cuidados». Este foi um dos maiores marcos da literacia em saúde em Portugal. E pela mão do professor Adalberto Campos Fernandes. Uma enorme honra poder contar com a sua sabedoria, a sua afabilidade e disponibilidade intelectual e, para quem o conhece melhor, o seu incrível humor inteligente. Muito obrigada.
Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS.