Prof. Rita Veloso Mendes traz mais movimento a vida das crianças com deficiência

Data Evento

1 de Julho, 2024    
Todo o dia

Prof. Rita Veloso Mendes traz mais movimento a vida das crianças com deficiência

A Associação More Moving Moments (MMM) é uma ONGPD (Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência) que tem como missão ajudar crianças e jovens com problemas de desenvolvimento psicomotor e respetivas famílias.

Partindo dos desafios que se colocam a todas as crianças e jovens com mobilidade reduzida (e respetivas famílias), a MMM procura desenvolver soluções que superem os obstáculos impostos, e garantam a acessibilidade ao maior número de atividades possível, contribuindo para experiências e vivências que potenciem o crescimento e melhor desenvolvimento de cada um.

Fundada em 2018, a MMM tem como principal compromisso o projeto More Swimming Moments, que facilita o acesso à praia através da disponibilização gratuita de cadeiras de praia adaptadas. Estas cadeiras, projetadas para circular facilmente na areia seca e molhada, permitem que crianças e jovens com limitações de mobilidade possam desfrutar da praia com as suas famílias, amigos, escolas, ou em atividades organizadas por autarquias ou associações.

A MMM surgiu em resposta às dificuldades sentidas no dia-a-dia por quem acompanha crianças e jovens com mobilidade reduzida, procurando soluções na inovação e na criatividade, porque nenhuma família, criança ou jovem se deve resignar com um não, ou com um “deixar de fazer” devido a uma limitação.

Rita Veloso Mendes é socióloga, Administradora Hospitalar e Docente Universitária. Presidente da Associação More Moving Moments de que é sócia-fundadora, exerce atualmente funções de Adjunta da Direção da Clínica São João de Deus. Antes, foi Administradora Hospitalar das áreas cirúrgicas do Hospital Garcia de Orta, EPE. Nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo desenvolveu diversos projetos nas áreas de inovação da prestação de cuidados de saúde e na melhoria do desenvolvimento organizacional das instituições de saúde. Conta com uma vasta experiência em investigação e realização de pesquisas na área da Literacia em Saúde, Saúde Pública, das Políticas de Saúde, áreas em que mantém ligação com o ensino e com a investigação. Licenciou-se em Sociologia no ISCTE-IUL, onde também realizou o mestrado na área de família e sociedade. Especializou-se em Administração Hospitalar no Curso de Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Púbica e concluiu o Doutoramento em Sociologia, no ISCTE-IUL, que desenvolveu analisando o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no sector da saúde, sob a perspetiva organizacional da saúde. Realizou, como bolseira da APAH, o 28º PADIS – Programa para Alta Direção de Instituições de Saúde, da AESE. Integrou a 2ª edição do Health Parliament Portugal.

Como nasceu a MMM

A MMM foi fundada por pessoas inconformadas com a normalização do “deixar de fazer”, com a inexistência de soluções e alternativas para as limitações de mobilidade de crianças e jovens.

Foi precisamente o acesso à praia que impulsionou a criação da MMM. A tomada de consciência de que as crianças sem aquisição de marcha deixavam de ir à praia assim que o colo deixasse de ser viável, obviou a ação e a procura da solução.

Para estas crianças e jovens, bem como para todos os que interagem com eles, a MMM é a diferença entre ir ou não ir à praia. O acesso a uma cadeira MMM representa a liberdade de participar em atividades balneares como qualquer outra criança, permitindo circular no areal, passear à beira-mar, comer gelados no café, ou participar em jogos e atividades. A MMM acredita que ir à praia deve ser uma oportunidade para TODOS. TODOS têm direito a ir à praia

As cadeiras MMM

As cadeiras de praia da MMM têm uma construção em PVC que lhes confere uma enorme resistência ao sol e ao sal. Equipadas com rodas usadas no contexto náutico, permitem uma circulação fácil na praia, desde o estacionamento ao regresso ao automóvel, oferecendo uma mobilidade na praia semelhante à de uma cadeira de rodas na via pública.

Nos últimos 6 anos desenvolvemos 3 modelos de cadeiras:

MMM P (até aos 27kg)

MMM M (até aos 40kg)

MMM L (até aos 60kg)

Como se acede a uma cadeira MMM?

Há 3 formas de utilizar as cadeiras de praia MMM, sempre de forma gratuita:

1)      Preenchimento de um formulário onde se identifica, entre outras coisas, o peso do(a) utilizador(a), a praia em que a cadeira é necessária, e o intervalo temporal em que a cadeiras será precisa naquela praia. Esta opção garante que a cadeira está disponível para um utilizador específico, num período determinado. O formulário está em https://moremovingmoments.pt/cadeiras-de-praia

 

2)      Consulta do site MMM e verificação das praias onde há de cadeiras e/ou modelos. Esta modalidade pode não garantir a disponibilidade imediata da cadeira, pois pode coincidir com alguma reserva. https://moremovingmoments.pt/cadeiras-de-praia

 

3)      Mediante análise pontual, excecionalmente, as cadeiras podem ser emprestadas às famílias ou às instituições diretamente, durante um período determinado, sob termo de responsabilidade de quem as solicita. Esta modalidade surgiu no “período COVID-19”.

 

A MMM coordena toda a logística para garantir que a cadeira certa esteja no local certo no momento certo, em parceria com autarquias, concessionários e transportadoras. Normalmente, as cadeiras são guardadas pelos concessionários, sob responsabilidade das autarquias, que têm sido parceiros importantes. Todas as cadeiras disponíveis estão georreferenciadas no site da MMM.

 

Ajude-nos a chegar a mais praias e famílias

Neste momento temos mais de cem cadeiras em mais de 60 praias (ver site).

Precisamos que todas as famílias e instituições com crianças e jovens sem mobilidade saibam da nossa existência para que NÃO DEIXEM DE IR À PRAIA “só porque” têm a cargo uma criança com limitações motoras!

Precisamos de mais sócios e de todas as ajudas que nos permitam fazer mais cadeiras e divulgar a MMM! Junte-se a nós, junte-se à MMM, apoie a nossa causa e divulgue o nosso projeto https://moremovingmoments.pt/socio

Ajude-nos a estar em todas as praias em que houver necessidade!

 


Texto retirado do site Liderança no feminino.