Presidente da SPLS participa em encontro sobre Psicogerontologia e Saúde Mental
A Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, participou, a 28 de fevereiro, no Encontro de Psicogerontologia e Saúde Mental: O Papel da Tecnologia. O evento aconteceu no Auditório Agostinho da Silva no Centro Universitário de Lisboa.
A Presidente da SPLS participou na mesa sobre Apresentação e Discussão Estudo Literacia e E-Literacia em Saúde no processo de envelhecimento. Participaram ainda nesta discussão Tânia Gaspar, do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudável/Universidade Lusófona, Pedro Costa, do Instituto Português de Proteção à Pessoa Idosa, e Alexandre Tomás, do Instituto Português de Proteção à Pessoa Idosa.
Este encontro pretendeu refletir e promover o debate sobre as oportunidades e desafios da utilização da inteligência artificial quer na promoção da saúde mental, quer do bem-estar no processo de envelhecimento. Esta utilização tem o potencial de proporcionar benefícios significativos, como o aumento da acessibilidade e a deteção precoce.
No entanto, também apresenta desafios, incluindo preocupações com a privacidade, preconceitos e o risco de substituir ligações humanas essenciais. O desenvolvimento e a utilização responsável destas inovações devem considerar cuidadosamente estes fatores e dar prioridade a práticas éticas, seguras e centradas na pessoa.
Mais informações aqui.