O que é a solidariedade?
Por Dr. Rolando Andrade
A solidariedade é encarada como um comportamento que é a manifestação da empatia entre os seres humanos. E de facto assim é, apesar de não ser um exclusivo dos Seres humanos, uma vez que noutras espécies também se observam comportamentos deste género.
Mas a Solidariedade é muito mais que isso, é um gesto que simboliza a influência dos processos emocionais no nosso comportamento;
Como qualquer manifestação das emoções, depende muito de um processo que se chama identificação, ou seja, identificamo-nos mais com pessoas que já tenham passado pelas mesmas experiências que nós, ou com pessoas que passem por situações com as quais nos identificamos ou que poderemos vir a passar. Os comportamentos também são influenciados por esse processo de identificação.
Os mecanismos emocionais assumem maior força quando se tratam de experiências de natureza negativa ou traumática. É por isso que nas situações em que o sofrimento abrange um número elevado de pessoas, existe uma tendência geral para a união em torno daqueles que sofrem.
Na verdade este é um processo como qualquer outro processo emocional, e depende exactamente dos mesmos mecanismos.
No entanto é espantoso como o sofrimento, o desamparo, o medo e o desespero têm o poder de catalisar nos diferentes tipos de pessoas, determinado tipo de comportamento humanos de natureza similar.
Por isso é natural que apesar da crise, da diminuição do poder de compra e das dificuldades que se avizinham para todos, os comportamentos de natureza Solidária tenham aumentado.
É um processo expectável. São as emoções, esses fantásticos mecanismos de sobrevivência que a evolução nos proporcionou, ao serviço da união de todos, com o intuito de ajudar alguns, e cujo objectivo final é o de aumentar as probabilidades de sobrevivência da espécie.
Parece simples, mas não deixa de ser maravilhoso!