Literacia em saúde segundo Adriana Almeida, sócia da SPLS
“O essencial é saber ver,
Saber ver sem estar a pensar,
Saber ver quando se vê,
E nem pensar quando se vê,
Nem ver quando se pensa”
Alberto Caeiro,
«O Guardador de Rebanhos», in Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa.
Ao pensar sobre Literacia em Saúde, recordo-me deste excerto de um poema de Alberto Caeiro. Na minha opinião, Literacia em Saúde não é mais do que “saber ver sem estar a pensar”, ou melhor, ver sem pensar excessivamente. Significa estar capacitado para interpretar informações de saúde de forma objetiva, sem permitir que medos, suposições ou desinformações deturpem o julgamento.
A Literacia em Saúde permite o entendimento natural e claro das orientações de saúde, sem interpretações confusas ou equivocadas. Capacita para a tomada de decisão bem fundamentada, através da confiança em fontes de informação credíveis e da capacidade de reconhecer os sinais de desinformação.
Numa sociedade onde o fluxo de informação é constante e nem sempre fiável, é fácil “nem ver quando se pensa”. A Literacia em Saúde traz a capacidade de manter clareza diante de informações de saúde, evitando dúvidas excessivas ou interpretações incorretas. “O essencial é saber ver” e é para isso que a Literacia em Saúde nos prepara.