Grande satisfação pela integração do Professor Orkan Okan como Membro Honorário da SPLS
O distinto professor Orkan Okan aceitou a sua nomeação como Membro Honorário da SPLS.
O Professor Orkan Okan criou o Centro Colaborador da OMS para a Literacia em Saúde na TUM. Além disso, Orkan lidera a Unidade de Literacia em Saúde da TUM e é afiliado ao Centro TUM de Saúde e Medicina na Sociedade e ao Centro de Promoção da Saúde na Infância e Adolescência.
O professor Orkan Okan tem uma vasta experiência em ensino escolar, pedagogia e saúde pública. A investigação do Prof. Okan abrange todas as facetas da literacia em saúde na sociedade e em diferentes contextos, centrando-se na prevenção de doenças, promoção da saúde, cuidados de saúde e digitalização.
A sua investigação interdisciplinar tem um foco particular na literacia em saúde de crianças e adolescentes, bem como na literacia em saúde nas escolas. Neste contexto, está atualmente envolvido em vários projetos nacionais, da UE e Erasmus+. Assessorou e trabalhou com organizações governamentais e ONGs sobre literacia em saúde. Orkan é vice-presidente da Associação Internacional de Literacia em Saúde (IHLA), presidente da Secção de Literacia em Saúde da EUPHA, vice-presidente da IUHPE GWG Health Literacy e cofundador e presidente da Global Health Literacy Research Network (GLOBHL).
“Sinto-me muito honrado por ter sido convidado para integrar a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Há uma longa tradição de trabalhar com colegas de Portugal na literacia em saúde (a nível global) e estou muito feliz por essa tradição continuar agora a viver nesta nova forma. Estou feliz por me envolver convosco de qualquer forma que ajude a progredir e a florescer a vossa sociedade”.
Professor Orkan Okan
Para a Presidente da SPLS, Professora Cristina Vaz de Almeida, este é um grande momento de orgulho para a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. “Conheço o professor Orkan há muitos anos e a sua integração na SPLS vem certamente reforçar a credibilidade e o valor desta sociedade cientifica, que queremos também tenha uma visão e participação europeia nos destinos e na intervenção da literacia em saúde em Portugal e na Europa”.