Galeria de arte da SPLS
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) abre uma nova galeria de arte, com obras da autoria de vários profissionais. As imagens podem ser usadas livremente, mas sempre com os créditos do autor e a referência também à SPLS.
Autor: César Sperb.
César Sperb é cirurgião-dentista e mestre pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) / Brasil. É associado da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e atualmente está em estágio de doutoramento em Ciências da Saúde e assim como em Computação. Sua formação une conhecimentos de saúde e tecnologia para explorar novas fronteiras na promoção da saúde e bem-estar.
Os temas dessa mostra buscam representar pontos chave para a promoção da saúde. As frutas e verduras fornecem a base nutricional saudável, enquanto a atividade física e a meditação promovem a saúde física e mental. A comunicação aberta entre o profissional de saúde e o paciente aliada à literacia em saúde proporcionam um suporte para que os indivíduos possam participar ativamente de seu cuidado.
O procedimento de geração de imagens foi realizado através de comandos detalhados com a finalidade de transmitir a mensagem de promoção da saúde com abordagem artística ao DALL-E da OpenAI, um modelo que gera imagens a partir de descrições textuais.
Este processo demonstra o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta de acessibilidade e de democratização da criação de conteúdo. Além disso, destaca a necessidade de controle humano dos comandos para que as imagens sejam contextualmente apropriadas, eticamente produzidas e alinhadas com a visão e os objetivos específicos do projeto.
Fauvismo
Modernismo
Impressionismo
Pop Art
Médico
Enfermeiro
Médico Veterinário
Amamentação
Saúde digital
Sátira sobre a interação com o digital e a IA
Resistência aos antibióticos
Literacia em Saúde
Dia Nacional do Movimento e Atividade Física Para Pessoas Com Doença Crónica
One Health
Sobre as doenças do cérebro
Algumas peças artísticas da obra “Ensaio Sobre o Conceito de Literacia em Saúde”
Ver todas as peças de arte a partir da página 177, aqui.
Médica Filipa Dutra Rodrigues declama poesia