Feira de Saúde e Bem-estar da C.M. de Lagoa

Data Evento

31 de Março, 2025    
Todo o dia

Feira de Saúde e Bem-estar da C.M. de Lagoa

O Dr. Rui Nogueira, Presidente da AG da SPLS, enaltece o papel das autarquias na liderança nas comunidades: “As autarquias são os órgãos de poder mais próximo das comunidades, vivem nelas e para elas”. Podemos acrescentar que “são ótimos parceiros para disseminar a Literacia em Saúde”.

Na semana de 25 a 29 de março, colaborámos nas ações da “Feira de Saúde e Bem-estar da CM de Lagoa, S Miguel, Açores”.  Foram organizadas inúmeras atividades destinadas a todas as idades, desde crianças a idosos. Foram mostrados os pavilhões de entidades locais e regionais dedicadas a ações de saúde e cidadania que colaboraram ativamente com conferências (coração, cérebro, sono, prevenção da dor), testemunhos, vídeos, atividades práticas, informação sob todas as formas. A “Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores”, ADDCA, teve o privilégio de ser convidada e agradece.

O Presidente, Neuropsicólogo Dr. João Ribeira colaborou no debate sobre “Coração e Cérebro”, onde se discutiram questões relativas aos efeitos do stress prolongado na saúde cardiovascular, bem como estratégias e ferramentas para melhor gerir o stress e manter uma boa saúde, do ponto de vista global. Destacam-se alguns pontos-chave:

  • O stress prolongado é um dos principais causadores de diversas doenças cardiovasculares;
  • O stress não é totalmente evitável, nem tal se pretende, mas é passível de ser melhor gerido e utilizado de forma produtiva;
  • Existem diversas estratégias que podemos utilizar para melhorar a nossa resposta ao stress fisiológico, protegendo a nossa saúde cardíaca e cerebral: exercício físico, técnicas de gestão de tempo/produtividade; técnicas de relaxamento; procura de ajuda profissional, entre outras.

A Vice-Presidente, Dra. Maria Teresa For de Lima, membro do Grupo de Dor da SPLS, explicou como a Dor Crónica não se cura, alivia-se e até se pode prevenir. Como? Evitando que a dor aguda se transforme em Dor Crónica, sendo tratada precoce e ativamente. Por outro lado, também se pode falar de prevenção em fases mais avançadas da Dor Crónica, para evitar agravamento, situação de crises e impacto grave.

Foram abordadas as estratégias onde cada pessoa pode colaborar na prevenção destas situações, através de “Orientações Gerais de Saúde”, como

  • Manter um estilo de vida saudável;
  • Manter uma dieta e um peso saudáveis;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Eliminar práticas prejudiciais à saúde, como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo;
  • Trabalhar e descansar numa variedade de posturas saudáveis;
  • Controlar o stress com respirações profundas utilizando os músculos do diafragma, participando em atividades prazerosas, reduzindo fontes de stress desnecessário sempre que possível;
  • Procurar aconselhamento ou terapia psicológica/comportamental sempre que necessário.;
  • Tornar-se um “protagonista da sua própria saúde”, ao adotar “Programas de Autogestão da Dor”

Tudo isto foi uma semana de “Literacia para a Saúde”.