Entrevista a Sandra Laia Esteves, Coordenadora dos grupos de trabalho da SPLS
Como enfrenta o desafio de coordenar os grupos de trabalho da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS)?
É com enorme satisfação e com um sentido de responsabilidade acrescido que enfrento este desafio. É certo que não será um desafio fácil, mas convicta de que, com a colaboração dos meus colegas dos órgãos dirigentes da SPLS e de todos os sócios da SPLS, vamos continuar a desenvolver um percurso aliciante no âmbito da promoção da Literacia em Saúde.
A minha coordenação assentará num trabalho coletivo, que fomente o envolvimento, a ativação e dinamização de todos os sócios e de todos os que têm interesse pelo desenvolvimento da área da Literacia em Saúde, extensível ao território nacional, ilhas e além-fronteiras.
Estamos juntos pela mesma missão. Caminhamos por mais e melhor Literacia em Saúde, com a SPLS!
Quais os objetivos para 2024 nesta área?
Os objetivos para este novo ano que se avizinha são diversos, no entanto, o maior objetivo, e que para a SPLS sempre foi prioritário, recai em continuar a DAR VOZ AOS SÓCIOS DA SPLS. E como?
Com base no diagnóstico das suas áreas de interesse, queremos dar mais visibilidade aos projetos já existentes e aos que pretendem implementar e desenvolver na área da Literacia em Saúde.
Além dos vários projetos já em curso, propus este novo desafio das Celebrações em Saúde. Ao sinalizarmos as Datas Comemorativas da Saúde com a participação de profissionais de saúde, pretendemos facultar informação clara, simples e positiva que facilite o Acesso, Compreensão e o Uso dos recursos de Saúde.
Pretendemos um ano 2024 com um plano de ação mais robusto e estruturado de boas ideias, partilhas e investigações no âmbito da promoção da Literacia em Saúde.