Dia Mundial do Sono
Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS
Neste dia procura-se chamar a atenção para a importância do sono como determinante fulcral para preservar a saúde e o bem-estar. Esta celebração é uma iniciativa da Sociedade Mundial do Sono e acontece desde 2008, na última sexta-feira antes do equinócio da primavera. A privação do sono é causa de múltiplos problemas de todos os sistemas corporais, desde o cardiovascular até ao neurológico, passando pelos imunológico e hormonal. Para além disso, é causa de múltiplos acidentes, de baixo rendimento laboral (presentismo), obesidade e até de mau humor. São famosas as birras das crianças quando estão sem dormir. O sono é uma necessidade vital para o corpo e mente!
As horas de sono necessárias variam de pessoa para pessoa, mas serão insuficientes se quando acordar e não se sentir descansado e/ou se notar cansaço e sonolência durante o dia.
A higiene do sono consiste num conjunto de atitudes com que podem melhorar as suas horas de sono e que passamos a elencar:
- Vá para a cama apenas quando sentir sonolência e procure criar um ambiente com pouca luz e sossegado.
- Se ao deitar ou se acordar durante a noite e não adormecer em 20 a 30, minutos levante-se da cama e vá ler ou fazer outra atividade que a relaxe (fumar nunca! e evite a televisão ou qualquer ecrã)
- Use a cama apenas para dormir e para a intimidade.
- Faça exercícios de relaxamento (alongamentos com inspiração profunda, Yoga, massagem).
- Procure perceber se existe algum assunto que o preocupe ou que o deixa ansioso e não “lhe sai da cabeça” (pode ajudar se escrever sobre o que o preocupa).
- Reveja e reduza o consumo de álcool, cafeína ou outras drogas.
- Estabeleça horários regulares para se deitar e levantar. Use o alarme para acordar todas as manhãs à mesma hora.
- Durante o dia não faça sesta ou tente que esta dure menos de 30 minutos.
- Evite tomar café, chá ou coca-cola 6 horas antes de dormir (chá quente de tília ou camomila podem ser tomados ao jantar).
- Faça exercício físico durante o dia mas não nas quatro horas antes de ir para a cama.
- Não vá dormir com sensação de fome nem coma demasiado antes de se deitar.
- Evite televisão uma hora antes de se deitar, não adormeça com a televisão ligada nem a ligue se acordar a meio da noite.
O respeito pelas horas de sono é uma das cinco regras para preservar o bem-estar e o bom desempenho físico e intelectual. As outras quatro são, relembro eu: comer adequadamente, mexer-se, não se intoxicar e socializar (que inclui amar). Por isso é aconselhável, para o adulto, dormir 6 a 8 horas por dia, e nada de ser como os camelos que comem e bebem tudo de uma vez para atravessar o deserto: dormir tudo num dia pensando que isso permite dormir menos no resto da semana.
Desejo-vos sono recuperador com bons sonhos.
Vídeo sobre o Dia Mundial do Sono
Por Dra. Inês Espiga Macedo, sócia da SPLS
Podcast sobre o Dia Mundial do Sono
Por Marta Barroca, sócia da SPLS e Médica de Família