Dia Mundial das Doenças Digestivas
Por José Mendes Nunes , sócio da SPLS
O Dia Mundial das Doenças Digestivas ou, segundo a tradução literal, Dia Mundial da Saúde Digestiva, assinala a data da fundação da Organização Mundial de Gastroenterologia (OMG): 29 de maio de 1958, no último dia do 1º Congresso Mundial de Gastroenterologia ocorrido em Washington. A OMG procura desempenhar um papel fundamental na implementação de projetos de investigação no âmbito da gastroenterologia, nutrição, epidemiologia e padrões comportamentais associados a doenças digestivas. O Dia Mundial das Doenças Digestivas foi celebrado pela primeira vez em 2004 por ocasião do 45º aniversário da fundação da OMG. Anualmente, tem sido escolhido um tema para colocar em evidência. Este ano o foco está no Cancro Colorretal.
O cancro colorretal é o segundo mais frequente, mas tem uma elevada taxa de cura se detetado precocemente e é possível sê-lo, desde que cumpra o respetivo rastreio.
O rastreio é aconselhado entre os 50 e os 74 anos, exceto se tiver antecedentes familiares com cancro do intestino em que a idade de início deve ser antecipada. O rastreio é feito mediante a pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF), de dois em dois anos, e, se positivo, faz colonoscopia. Se fizer colonoscopia seja rigoroso na preparação para o exame colonoscópico, porque dela (preparação) depende a acuidade do exame. Portanto, se tem 50 anos e menos de 75 anos e não foi contactado para fazer o rastreio de cancro do colon, contacte a sua equipa de saúde familiar. Na grande maioria dos casos, a morte por cancro do colon representa a falha do “sistema”. Não se esqueça: você é parte integrante do sistema de saúde, não espere que os outros façam aquilo que pode fazer por si.
Cartaz de Vânia Costa, nutricionista e Vice-Presidente da SPLS, e Maria Leonor Pereira, nutricionista estagiária