Dia Mundial da Hipertensão

Data Evento

17 de Maio, 2024    
Todo o dia

Dia Mundial da Hipertensão

Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS

A celebração do Dia Mundial da Hipertensão, a 17 de maio, é uma iniciativa da World Hypertension League (WHL), uma instituição internacional, sem fins lucrativos, que se dedica globalmente à prevenção e controlo da hipertensão arterial.

A hipertensão arterial significa a pressão ou força, acima do normal, exercida nas paredes das artérias, ou seja, dos canais condutores de sangue que saem do coração e o levam a todas as partes do organismo. A pressão aumentada nas paredes das artérias provoca agressão nas paredes das artérias, mas também representa o esforço, em excesso, que o coração (como bomba) tem de fazer para o sangue circular nas artérias. Hipertensão arterial significa, então, esforço do coração e agressão das paredes das artérias e, porque as artérias estão por todo o organismo, todas os órgãos podem ser afetados, em particular o coração, o cérebro, o rim, os olhos e circulação periférica, em particular os membros inferiores. Claro que o problema da hipertensão arterial se agrava se ela estiver de braço dado com outros fatores que tem o mesmo efeito agressivo sobre as paredes das artérias como é a diabetes, o tabaco, o colesterol elevado e a ausência de atividade física.

Na verdade, a Hipertensão arterial não é verdadeiramente uma doença, mas antes um fator de risco de determinadas doenças, por exemplo infarto cardíaco ou cerebral (a trombose). Por isso, geralmente, a pessoa com tensão arterial elevada não tem qualquer sintoma o que não quer dizer que não está em perigo. Ora, todo o empenho no controlo da tensão arterial procura minimizar o risco de ter complicações de hipertensão arterial. E o controlo da tensão arterial, geralmente, nem é complicado: alimentação adequada (com restrição de sal), prática regular de exercício físico, controlo do stress e do peso e medicação, que só deve ser introduzida depois de garantido que as medidas anteriores (genericamente designadas de medidas higieno-dietéticas) foram implementadas e são insuficientes.

O lema proposto para este ano é: “Meça a Sua Tensão Arterial com Precisão, Controle-a, Viva Mais”(Measure Your Blood Pressure Accurately, Control It, Live Longer). Portanto, o objetivo de medir a tensão é para a controlar, não é de a medir por medir. Medir a tensão arterial não é controlá-la, é um meio, mas não o fim. De nada vale passar a vida a medir a tensão diariamente se nada se faz para a controlar. Atenção: não confie no que sente para presumir que tem a tensão controlada ou descontrolado. Só nas situações de tensão extremamente elevada a pessoa tem sintomas. O controlo da tensão, i.e., mantê-la dentro dos níveis da normalidade, é para que tenha mais vida e ter mais vida é ter vida com qualidade. Muitas das complicações da hipertensão, antes de matarem, incapacitam e muito, gerando incapacidades e sofrimento evitáveis.

Lembro o que Séneca, filósofo romano do século I, dizia, a propósito da morte: “Não é uma questão de morrer cedo ou tarde, mas de morrer bem ou mal. Morrer bem significa escapar vivo do risco de morrer doente”. 

Por isso, faça tudo para morrer com saúde e o controlo da tensão arterial é um meio de o alcançar.